Características (Weber)
- Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas;
- Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos;
- Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações. Ha uma clara distinção das atribuições de cada cargo;
- Impessoalidade das relações: relações se dão entre cargos, não entre pessoas;
- Hierarquia e autoridade: top-down;
- Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de um cargo faz tarefas pré-estabelecidas;
- Competência técnica e meritocracia: escolha baseada no mérito e na competência técnica, não em preferências pessoais;
- Especialização da administração: separa a propriedades (meios de produção) e a administração (corpo diretivo);
- Profissionalização dos participantes: os funcionários são profissionais especializados, que ocupa um cargo;
- Completa previsibilidade do funcionamento: comportamento dos membros perfeitamente previsível, de acordo com as normas pré-estabelecidas.
Disfunções da Burocracia (Merton)
- Internalização das regras e apego aos regulamentos: falta de flexibilidade;
- Excesso de formalismo e de papelório;
- Resistência às mudanças: acomodação;
- Despersonalização do relacionamento;
- Categorização como base do processo decisório: quem toma a decisão é quem possui o cargo competente, independente do conhecimento necessário no assunto;
- Super conformidade às rotinas e aos procedimentos: regras absolutas, independentes dos resulto e consequências. Limitação de criatividade;
- Exibição de sinais de autoridade: uso intenso de símbolos de poder;
- Dificuldade no atendimento à clientes e conflitos com o público: ignora as necessidades do público, todos são atendidos de forma padronizada.
Frases de Burocracia
Philip Selznick: a burocracia não é rígida e estática, mas sim adaptável e dinâmica, adaptando-se ao ambiente externo.
Alvim Gouldner: não há um tipo mas uma infinidade de burocracias que variam dentro de uma constante (N estruturas).