Planejamento Formal
Descreve objetivos específicos para o intervalo de tempo determinado. Define metas, planos de ação, orçamento e demais diretrizes. São geralmente escritos e divulgados.
Objetivos
Indicar a direção a ser tomada; auxiliar na tomada de decisões; reduzir o impacto das mudanças; minimizar desperdícios; antecipar fatos que possam vir a afetar o desempenho e o resultado da organização; estabelecer padrões.
Tipos de Planejamento | ||
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ESTRATÉGICO | Mais amplo e abrangente da organização, diz respeito a macro-ações, definições de objetivos, metas, bugets e politicas da organização. É de Longo Prazo. Os outros tipos de planejamento são subordinados ao estratégico; | |
TÁTICO | Administrativo/gerencial, abrange os departamentos e áreas funcionais, devem estar de acordo com os planos estratégicos da empresa. É de Médio Prazo; | |
OPERACIONAL | Menos abrangentes, dizem respeito as tarefas do dia-a-dia. Determinam metas, programas, procedimentos e normas. É de Curto Prazo. |
Filosofia de Planejamento (Ackoff)
» Conservador - estabilidade e manutenção da situação existente. Base retrospectiva(aproveitar experiências passadas);
» Otimizante - adaptabilidade e inovação dentro da organização. Base incremental (melhoria continua);
» Adaptativo - contingências e o futuro da organização, a partir de demandas externas. Base aderente (ajusta-se ao ambiente externo);
Processo (Chiavenato)
Definição de objetivos (preciso/mensuráveis, possíveis e com prazo) - Verificação da situação atual em relação aos objetivos - Desenvolver premissas/cenários quanto às condições futuras - Analisar as alternativas de ação (medindo os riscos) - Escolher um curso de ação entre as alternativas possíveis (mais adequada) e Implementar o plano de ação e avaliar o resultado (monitorar).
Benefícios do Planejamento(Chiavenato)
Focalização (convergência) e Flexibilidade (adaptabilidade);
Melhoria na coordenação e tomada de decisões;
Melhoria no Controle de desempenho;
Administração de tempo (prioridades).
O planejamento é orientado para resultados, prioridades e mudanças.
Controle
Processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejamento e corrigir quaisquer desvios significativos. O controle é feito durante todo o processo.
Processo de controle
» Estabelecer padrões de desempenho desejados;
» Medir o desempenho real, através de observação (subjetivo), relatórios etc;
» Comparar os resultados obtidos com o padrão estabelecido, com curvas de variação e níveis toleráveis de desvio;
» Feedback- obtenção de dados de avaliação para posterior melhoria do sistema (correção dos desvios).
Tipos de Controle
Direção
Refere-se ao relacionamento entre o administrador e seus subordinados a nível institucional.
Obs:
- Direção (nível institucional);
- Gerencia (nível intermediário);
- Supervisão (nível operacional).
A autoridade é exercida pelo ocupante do cargo e não pelo indivíduo. A autoridade depende das relações de poder instituídas pela organização. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa (Chiavenato).
A eficiência do tomador de decisões e o tipo de decisão que pode tomar, são determinados pelo poder e pela autoridade que tem. Poder e autoridade sao fundamentais para a atividade de direção.
Estilos de Direção
McGregor: Teoria X e Teoria Y