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Política Comercial

A Política Comercial é estabelecida pelo Governo de cada país, para que ocorram negociações comerciais com outros países .A Política Comercial baseia-se na definição de tarifas alfandegárias, subsídios, taxas de importação e exportação e outros mecanismos comerciais.

Segundo Gremaud, a política comercial pode ser fiscal ou monetária:

 

Política Fiscal: altera imposto e gasto

Expansionista: maior demanda agregada e reduz imposto.

Reducionista: reduz gastos do governo e aumenta imposto.

 

Política Monetária: altera oferta de moeda

Expansionista: governo baixa juros, para consumidor comprar mais.

Contracionista: governo aumenta juros.

 

Política Comercial

 

1. Ganhos de Comércio

  1. Livre-comércio, sem barreiras, sem cota, sem subsídios;
  2. Autarquia, economia fechada, segunda teoria da CEPAL;
  3. Uso de instrumentos de política comercial, que podem ser de três tipos:

barreiras tarifárias: o governo impõe imposto sobre importação de determinado bem, a sociedade perde com isso;
barreiras não-tarifárias: governo impõe cotas, que restringem quantitativamente a importação de determinado bem,com a redução da quantidade, o preço do bem sobe;
subsídios: o governo dá dinheiro para o produtor produzir o bem.

 

2. Impacto do Comércio sobre a Distribuição de Renda

  1. Regional: entre países, os dois ganham;
  2. Setorial: deslocamento setorial de produção e emprego, emprego e renda, um país ganha e o outro perde;
  3. Funcional: entre capital e trabalho, ou seja, um fator de produção vai ganhar e um fator de produção vai perder, mas capital e trabalho não são beneficiados ao mesmo tempo.

 

3. Fontes das Vantagens Comparativas 

Produzir o bem que o país produz com vantagem comparativa em relação à outro país. Geram maior bem estar ao seu país.

  1. Vantagem Absoluta (Adam Smith): Limitada como vantagem de comércio porque sempre tem um melhor e outro pior, por isso não sobreviveu, pois limita o liberalismo comercial a países que possuem pelo menos 1 bem melhor do que os outros. Ganha-Ganha;
  2. Vantagem Comparativa (David Ricardo): Com base no custo de oportunidade, ou seja, cada país possui custo de oportunidade de produtos, deve-se então, fazer a produção do produto que possui menor custo de oportunidade. Também chamada de Vantagem Relativa;
  3. Dotação Relativa dos Fatores (Heckerscher-Ohlin): país exporta o bem que usa intensivamente o fator abundante e importa o que faz uso intensivo de seu fator escasso. Beneficia o fator abundante em detrimento do escasso.

 

Os Fatores de Produção são Capital e Trabalho


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