Definição de Engenharia de software Segundo Fritz Bauer
É a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais". O próprio significado de engenharia já traz os conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção.
A engenharia de software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais.
A Engenharia de Software surgiu em meados dos anos 70 numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes e interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantido suas qualidades. Além disto, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento. Empresas desenvolvedoras de software passaram a empregar os conceitos de Engenharia de Software sobretudo para orientar suas áreas de desenvolvimento, muitas delas organizadas sob a forma de Fábrica de Software. A engenharia de sistemas é uma área mais ampla por tratar de todos os aspectos de sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e engenharia de processos além do software.
Processo de Software
Processo de software é uma sequência coerente de práticas que objetiva o desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Estas práticas englobam as atividades de especificação, projeto, implementação e testes e caracterizam-se pela interação de ferramentas, pessoas e métodos. Devido ao uso da palavra projeto em muitos contextos, por questões de clareza, há vezes em que se prefira usar o original em inglês design.
Modelos
- Sequencial ou Cascata (do inglês waterfall) - com fases distintas de especificação, projeto e desenvolvimento.
- Evolucional - especificação, projeto e desenvolvimento são entrelaçados.
- V-Model - Parecido com o modelo cascata, mas com uma organização melhor, que permite que se compare com outros modelos mais modernos.
- Espiral - evolução através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.
- Componentizado - reuso através de montagem de componentes já existentes.
- Formal - implementação a partir de modelo matemático formal.
- Ágil
- RAD
- Quarta geração
Metodologias
- Rational Unified Process ( RUP )
- Programação extrema ( XP )
- Microsoft Solution Framework ( MSF )
- Feature Driven Development ( FDD )
Modelos de Maturidade
Os modelos de maturidade surgiram para avaliar a qualidade dos processos de software aplicados em uma organização (empresa ou instituição). O mais conhecido é o Capability Maturity Model Integration (CMMi), do Software Engineering Institute - SEI.
Através do CMMi, uma organização pode ter sua maturidade medida em 5 níveis:
- Nível 1 - Caótico
- Nível 2 - Capacidade de repetir sucessos anteriores pelo acompanhamento de custos, cronogramas e funcionalidades
- Nível 3 - O processo de software é bem definido, documentado e padronizado
- Nível 4 - Realiza uma gerência quantitativa do processo de software e do produto
- Nível 5 - Usa a informação quantitativa para melhorar continuamente e gerenciar o processo de software
CMMi é um novo modelo de maturidade surgido recentemente com o fim de agrupar as diferentes usabilidades que o CMM estava sendo utilizado. No Brasil temos 3 empresas que contam com a certificação CMMi-5: Accenture Technology Solutions(ATS), IBM, TCS - Tata Consulting and Services.
Gerência de Projetos
A gerência de projetos se preocupa em entregar o sistema de software no prazo e de acordo com os requisitos estabelecidos, levando em conta sempre as limitações de orçamento e tempo.
A gerência de projetos de software se caracterizam por tratar sobre um produto intangível, muito flexível e com processo de desenvolvimento com baixa padronização.
Planejamento
O planejamento de um projeto de desenvolvimento de software inclui: * organização do projeto (incluindo equipes e responsabilidades).
- estruturação das tarefas (do inglês work breakdown structure)
- cronograma do projeto (do inglês project schedule)
- análise de risco
Essas atividades sofrem com dificuldades típicas de desenvolvimento de software. A produtividade não é linear em relação ao tamanho da equipe e o aumento de produtividade não é imediato devido à custos de aprendizado de novos membros. A diminuição de qualidade para acelerar o desenvolvimento constantemente prejudica futuramente a produtividade.
A estimativa de dificuldades e custos de desenvolvimentos são muito difíceis, além do surgimento de problemas técnicos. Esses fatores requerem uma análise de riscos cuidadosa.
Análise
As atividades de análise concentram-se na identificação, especificação e descrição dos requisitos do sistema de software. Em resumo, requisito é uma necessidade que o software deve cumprir.
Há várias interpretações e classificações sobre requisitos, entre elas:
- funcional ou não funcional
- de usuário ou de sistema
É comum que o cliente não saiba o que ele realmente deseja, que haja problemas na comunicação e ainda que haja mudança constante de requisitos. Todos esses fatores são recrudescidos pela intangibilidade sobre característicos de sistemas de software, principalmente sobre o custo de cada requisito.
Modelagem
A abstração do sistema de software através de modelos que o descrevem é um poderoso instrumento para o entendimento e comunicação do produto final que será desenvolvido.
A maior dificuldade nesta atividade está no equilíbrio (tradeoff) entre simplicidade (favorecendo a comunicação) e a complexidade (favorecendo a precisão) do modelo. É comum a utilização de linguagens para modelagem como UML.
Gestão
- Pessoal
- Produto
- Processo
- Projeto
Tecnologias e Práticas
A engenharia de software aborda uma série de práticas e tecnologias, principalmente estudadas pela ciência da computação, enfocando seu impacto na produtividade e qualidade de software.
Destacam-se o estudo de linguagem de programação, banco de dados e paradigmas de programação, como:
- Programação estruturada
- Programação funcional
- Programação orientada a objetos
- Componentes de Software
- Programação orientada a aspecto
Ferramentas
Outro ponto importante é o uso de ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering). Essa classificação abrange toda ferramenta baseada em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde de análise de requisitos e modelagem até programação e testes.
Os ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) têm maior destaque e suportam:
- Editor
- Compilador
- Debug
- Geração de código
- Modelagem
- Deploy
- Testes automatizados
- Refatoração