Menu

Requisitos Estáveis e Voláteis

Mudanças em requisitos ocorrem em todas as fases do desenvolvimento do sistema.

As alterações nos requisitos são inevitáveis e não implicam em práticas pobres no processo de construção do sistema.

Embora a mudança seja inevitável, é usual o caso em que alguns requisitos são mais estáveis que outros.

Requisitos Estáveis

São concebidos com a essência de um sistema e seu domínio da aplicação, e mudam mais lentamente que requisitos voláteis.

Requisitos Voláteis

São específicos para a instanciação de um sistema em um ambiente particular e para um cliente particular e podem ser classificados em quatro tipos:

Requisitos mutáveis

São os requisitos que mudam em função de mudanças no ambiente no qual o sistema opera. Por exemplo, os requisitos para um sistema que calcula taxas de dedução que evolui conforme as leis de taxação mudam.

Requisitos emergentes

São os requisitos que não podem ser completamente definidos quando o sistema é especificado, mas que emergem quando o sistema está projetado e implementado. Por exemplo, pode não ser possível especificar de antemão os detalhes de como a informação será exibida. Conforme os stakeholders veem exemplos de apresentações possíveis, eles podem pensar em novas maneiras de exibição da informação que seria útil para eles.

Requisitos consequentes

São os requisitos baseados em suposições de como o sistema será utilizado. Quando o sistema é posto em uso, algumas destas suposições podem estar erradas. Usuários irão adaptar-se ao sistema e encontrar novas maneiras de usar suas funcionalidades, o que irá resultar em demandas dos usuários para mudanças no sistema.

Requisitos de compatibilidade

São os requisitos que dependem de outro equipamento ou processo. Conforme muda esse equipamento, os requisitos também mudam.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso