A 1º Guerra Mundial foi um conflito global que ocorreu de 1914 a 1918, envolvendo os grandes países da época separados em duas alianças: Tríplice Aliança e Tríplice Entente. A primeira era formada pelo Império Alemão e a Áustria -Hungria e a Entente tinha a participação do Reino Unido, o Império Russo e a França. O estopim para o conflito foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria. No fim de julho de 1914, os militares austro-húngaros invadiram a Sérvia, a Alemanha invadiu Luxemburgo, Bélgica e França e a Rússia atacou a Alemanha.
Naquele período havia interesse financeiro entre os alemães e ingleses que competiam pelo mercado consumidor. Os conflitos dividiram-se em 3 fases:
- Guerra de Movimento
- Guerra de Trincheiras
- Ofensivas
Batalha da Sérvia: Essa batalha causou a primeira grande vitória da Tríplice Entente. Devido a necessidade de manter uma grande parte de soldados na fronteira com a Sérvia, o Império-Húngaro ficou debilitado na batalha com a Rússia, enfrentada pela outra frente.
A Primeira Guerra desenvolveu-se principalmente por meio de trincheiras onde os soldados passavam semanas para conquistar um pequeno território. Nesses conflitos os militares passaram a usar tanques de guerra e aviões.
Em 1917, os Estados Unidos entrou na guerra para apoiar a Tríplice Entente. Com medo de que os países não conseguissem pagar a dívida que tinham com o país, os EUA reforçaram os motivos para entrar no conflito. Aos poucos,os países foram se retirando da guerra e em 1919 ocorreu a Conferência de Paris, com a participação dos países vencedores que estipularam uma série de punições a Alemanha:
- O país perdeu suas colônias;
- Ficou impedido de ter Forças Armadas;
- Foi condenado como culpado pela guerra e teve que pagar uma indenização aos vencedores.