A Revolução Russa consiste no período de conflitos ocorridos na Rússia a partir de 1917, que mudou o cenário político daquele país. No início do século XX, a Rússia era um país extremamente dependente da agricultura e com uma economia deficiente. A população rural vivia na miséria e custeando altos impostos para que o Sistema Czarista fosse mantido.
O czar Nicolau II detinha todo o poder e não havia democracia. Ele investiu na industrialização do país, mas os operários eram mantidos em estado de calamidade, trabalhando por várias horas diariamente e com péssimas condições de trabalho. Anteriormente, havia surgido o Partido Operário Social Democrata Russo que era liderado por Vladimir Ilyich e Lev Bronstein, respectivamente, Lênin e Trotsky.
Em 1903, o partido dividiu-se devido divergências internas levando a criação dos mencheviques e bolcheviques:
Mencheviques: Esse grupo era liderado por Martov e acreditava que os trabalhadores poderiam chegar ao poder. No entanto, para eles era preciso aguardar que a Rússia capitalista se desenvolvesse para que uma atitude fosse tomada. O significado de menchevique é minoria.
Bolcheviques: Segundo os ideais desse grupo, os trabalhadores só chegariam ao poder quando houvesse uma revolução. Eles eram liderados por Lenin e combatiam o proletariado.
Em 1905, diversas manifestações estouraram com pedidos de reforma política e o fim do absolutismo Czar. Em janeiro daquele ano, um grupo de manifestantes marcharam em direção ao Palácio de Inverno para levar uma petição ao czar Nicolau II, mas o exército atirou contra a multidão matando muitas pessoa. O massacre ficou conhecido como Domingo Sangrento e aumentou o ódio da população ao regime czarista.
Por causa da sua participação na Segunda Guerra, a Rússia encontrava-se em crise política e penava com a falta de alimentos. Em março de 1917, Nicolau II foi deposto e executado. Havia começado a Revolução Russa.
Revolução de Fevereiro
É o nome dado a primeira fase dessa revolução ocorrida entre março e novembro de 1917. No começo daquele ano aconteceram muitas passeatas e os manifestantes receberam o apoio de algumas tropas que não concordavam com o ataque a civis. Trabalhadores e soldados invadiram o Palário Tauride e formaram comitês provisórios. A atitude levou a abdicação de Nicolau II.
Revolução de Outubro
A segunda fase da Revolução Russa começou em novembro de 1917. Dois meses antes, Lenin liderou uma revolução em que prometia liberdade, pão e terra a população. Ele assumiu o comando do país com a ajuda de milícias populares e sovietes. Ele acreditava que a igualdade e o comunismo seriam a melhor solução para os russos. Ele retirou a Rússia da 1º Guerra Mundial, o Partido Comunista passou a ser o único do país, terras dos nobres e da igreja foram desapropriadas e repassadas aos camponeses e vários órgãos foram estatizados.
Em 1921 foram determinadas medidas chamadas de Nova Política Econômica (NEP) que estipulava abertura do comércio interno, autorização para o funcionamento de empresas particulares e autorização para a entrada de capital estrangeiro. No ano seguinte, os sovietes realizaram um congresso onde foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com a morte de Lenin em 1924, ocorreu uma disputa sobre quem assumiria o poder e a disputa focou em Stalin e Trotski. Stalin saiu vitorioso e assumiu o cargo de ditador da União Soviética. Ele controlava todas as vertentes do Estado e conseguiu afastar todos os oposicionistas e muitos foram assassinados com falsas acusações de espionagem.
Nesse período milhares de pessoas foram presas e assassinadas pelos soviéticos. No caráter econômico, o país cresceu tornando-se uma das potências mundiais.