A Guerra dos Sete Anos foi uma Guerra entre Franceses e Ingleses. Nesse contexto, a França conquistou Quebec, pois tinha interesse no caminho para os Rios Mississipi e Missouri. Dessa forma, ocorreu uma aproximação entre austríacos e franceses. Porém, durante as batalhas na Guerra dos Sete Anos, os ingleses ganharam quase todas as lutas.
Consequências da Guerra dos Sete Anos
A Guerra dos Sete Anos teve duas consequências, a primeira foi a inevitável Crise Financeira na França. A França teve muitos gastos com a Guerra e, para completar, perdeu essa guerra. Com isso, houve endividamento coletivo dos franceses, doenças e mortes da população. Muitas mulheres tiveram que trabalhar para cuidar de suas famílias e seus filhos.
A segunda consequência dessa guerra, foi a má vontade dos colonos com a Metrópole, pois não queriam alimentar as tropas. Estas foram conquistando território, e ficaram muito afastadas das cidades de origem. Não havia alimentos suficientes e nem locais adequados para dormir. Dependiam da boa vontade dos colonos franceses para ter um espaço adequado para higiene e alimentação. Porém, os colonos franceses não tiveram um papel muito ativo na hora de ajudar as tropas. Ou seja, as tropas ficaram prejudicadas, os combatentes enfraqueceram e por isso foram derrotados na Guerra dos Sete Anos.
Décadas de 1763 a 1773
A Inglaterra ganhou a guerra, mas ficou enfraquecida economicamente. Para contornar a situação, foram cobrados diversos tributos dos colonos. Veja alguns exemplos de leis que aumentaram os impostos:
- Lei do Selo
- Lei do Açúcar
- Lei do Ferro
- Lei da Moeda
- Ato de Quebec
- Ato Touchend (monopólio sobre os produtos importados da Inglaterra que causou enorme reação dos colonos)
Como consequência a tantas leis fiscalizadoras, colonos organizam-se militarmente para reagir às leis.
Esse foi o primeiro conflito que uniu os Estados Unidos em um objetivo comum e isso viabilizou a independência norte-americana. Como a França perdeu a Guerra dos Sete Anos, ela financiou a independência das Treze Colônias e como consequência a Franca ficou em crise financeira.
Década de 1773
Imposição da Lei do Chá, que era vendido nas Treze Colônias pela Companhia das Índias. Essa lei provocou a maior Rebelião até então, pois houve a tentativa do Parlamento Inglês em implantar o exclusivismo metropolitano durante 7 anos nos EUA. Porém, os colonos que eram esclarecidos e iluministas perceberam e criaram conflitos para não aceitar as leis.
Leis Intoleráveis foi a resposta do Parlamento à Lei do Chá, no qual o Porto de Massachussets foi fechado, pois a Colônia de Massachussets tinha maior presença política e maior presença militar.
Década de 1774
Ocorre o 1º Congresso da Filadélfia, do qual participaram Legalistas e Patriotas
Década de 1776
Ocorre o 2º Congresso da Filadélfia, no qual é proclamado a independência em 4 de Julho por Thomas Jefferson.