A Teoria Geopolítica surgiu em várias partes do Mundo, as mais conhecidas inicaram na Alemanha, na Inglaterra e na França. As bases da teoria são a busca pelo poder e a dominação de outros povos, com fundamentos científicos.
Fundamentos Teóricos da Geopolítica Clássica
- Caráter utilitarista e pragmático (normativo), voltado para a acumulação de poder dos Estados.
- Imprecisão Conceitual, não mostra contradições, no qual Estado, território e nação são unidos e homogêneos
- Bases teóricas (exemplo, Darwinismo, seleção natural e a luta de forças):
Determinismo naturalista, no qual são condicionados por fatores materiais.
Realismo hobbesiano, em que é voltado para acumulação de poder.
Militarismo expansionista, no qual ocorre luta e força e a instituição apenas legitima esse poder.
Friedrich Ratzel e o Espaço Vital
Essa teoria refletia claramente a influencia do organicismo de Darwin. A grande obra de Ratzel é a Antropogeografia. Se traduz nos conflitos germânicos, no atraso econômico e nos problemas internos da unificação alemã.
Mahan e o poder marítimo dos EUA
Mahan acredita que o oceano é fundamental na história da política mundial. Com isso, a construção do Canal do Panamá é crucial para passagem do Atlântico para o Pacífico. Além disso, a Lei de Navegação fortalece ainda mais a frota norte-americana.
Mackinder e o poder continental
Nessa teoria é dito que a força terrestre determina o poder. Com base neste pensamento, ferrovias transcontinentais são construídas no final do século XIX. Mackinder usou a expressão Heartland, para caracterizar a zona de influência sobre as outras partes do globo. Segundo esse princípio, o objetivo seria dividir o adversário, para vencê-lo.
Nicholas Spykman e a antecipação da Guerra Fria
Spykman contestou o conceito de Heartland de Mackinder, dizendo que o ideal seria controlar as bordas, pois são ao mesmo tempo territoriais e marítimas. Com isso, Spykman propõe a criação de um cordão sanitário.