Assessoria de Imprensa é um serviço realizado para empresas públicas e privadas, pessoas públicas e entidades. Consiste no envio de informações pertinentes dessas empresas para os veículos de comunicação como agências de notícias, revistas, jornais diários, rádios e emissoras de TV. É uma tarefa que com o tempo cria um vínculo entre a assessoria e os veículos de comunicação. A notícia ou informação é repassada a imprensa e caso ela julgue interessante, usará esse dado para publicar notas, matérias ou fazer uma entrevista.
Nos últimos anos, o trabalho em assessorias de imprensa cresceu como uma das mais promissoras vertentes do jornalismo. Além disso, ela possibilita a integração com outros profissionais e exige que o jornalista seja multitarefa.
Funções da Assessoria de Imprensa
- Criação de um plano de comunicação;
- Criação de canais de comunicação externa e interna;
- Mensurar os resultados das ações realizadas pela assessoria;
- Manter um relacionamento sólido e confiável com os meios de comunicação;
- Demonstrar, manter e consolidar as informações interessadas e importantes ao seu assessorado no contexto midiático;
- Capacitar o assessorado sobre o tratamento com a imprensa.
Perfil do Assessor de Imprensa
Um assessor de comunicação facilita o relacionamento entre seu cliente e os meios de comunicação. Para que um profissional seja bem sucedido nessa área, é preciso que ele oriente seu assessorado sobre o papel de cada meio de comunicação, suas características e como os jornalistas trabalham.
Um bom relacionamento entre o assessor e a imprensa é uma vantagem para o assessorado. Cabe ao profissional da assessoria de imprensa o dever de orientar seu cliente sobre as informações que devem ou não ser divulgadas, pois o assessor de imprensa deve zelar pela credibilidade da informação repassada.
O jornalista profissional deve exercer as seguintes funções:
- elaborar press-releases, press-kits e sugestões de pauta;
- acompanhar as entrevistas de suas fontes; organizar coletivas;
- preparar textos de apoios, artigos e súmulas; organizar um mailing com os jornalistas;
- elaboração de um clipping de notícias, etc.
Produtos e Serviços da Assessoria de Imprensa
Press Release
Também conhecido como release, esse texto informativo é usado pela assessoria para divulgar, anunciar, responder e contestar alguma notícia que envolva seu assessorado. Trata-se de uma declaração pública do assessorado. Na maioria das vezes, o interesse do jornalista é divulgar uma novidade ou lançamento para que este se torne uma notícia. É praticamente uma sugestão de pauta que promove uma ação do assessorado.
Se for um press release sobre um determinado evento, ele terá todos os dados importantes e informações sobre credenciamento da imprensa. É recomendado que o assessor contextualize as informações para que os jornalistas entendam todo processo da notícia que será repassada.
Há também um release que é encaminhado apenas para um determinado veículo para estreitar o relacionamento com ele. Com o avanço das tecnologias, os meios de comunicação passaram a receber muitos press releases por e-mail e muitos jornalistas recebem centenas de releases por dia. Isso acabou gerando preguiça nos profissionais e estes acabam divulgando apenas a informação que é repassada no documento sem a realização de uma apuração prévia.
Press-kit
É uma pasta/pacote entregue para a imprensa contendo brindes, amostras, fotos, credenciais e informações que auxiliem na cobertura jornalística. É bastante comum nas entrevistas coletivas, feiras e encontros.
Mailling-List
Lista atualizada com o nome e dados profissionais dos jornalistas. São todos aqueles para quem a assessoria encaminha comunicados, press releases e notas.
Entrevista Coletiva/Coletiva de Imprensa
É uma entrevista em que a assessoria de imprensa convoca jornalistas de diversos meios de comunicação para passar uma informação. Nesse caso, os jornalistas podem fazer perguntas ao entrevistado.
Mensuração de Resultados da Assessoria
Clipping
É o nome utilizado para a atividade de selecionar notícias dos mais diversos meios de comunicação visando a seleção de um total de notícias de interesse do assessorado. Costuma ser realizado com a apuração dos meios impressos, mas o clipping também pode ser feito das redes sociais, do rádio e TV. Muitas empresas e organizações realizam esse serviço para que sejam utilizadas pela mídia, pelos empresários, as celebridades e os políticos.
Auditoria de Imagem
É a pesquisa ou estudo para analisar a reputação de uma empresa ou pessoa pública junto aos seus públicos. Ou seja, conferir como as pessoas avaliam uma pessoa ou empresa. Costuma ser feito por uma empresa externa para garantir a isonomia dos resultados.