O jornalismo online é relativamente novo e também chamado de webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo eletrônico, jornalismo online, etc. No entanto, é preciso atentar-se a cada uma dessas definições:
Jornalismo Eletrônico: Refere-se ao jornalismo que faz uso de equipamentos eletrônicos;
Jornalismo Digital: Relacionado ao uso de tecnologia digital e tratamento de dados;
Ciberjornalismo: Refere-se ao que é usado no ciberespaço;
Jornalismo Online: Refere-se ao jornalismo que transmite dados em rede e em tempo real;
Webjornalismo: Engloba somente a produção na internet: a Web.
História da Internet
A rede de computadores começou a ser pesquisada durante a Guerra Fria porque os EUA tinha interesse em superar a URSS. A palavra “internet” foi usada apenas em 1982. Em 1991 surgiu a World Wide Web, um sistema de hipertexto (Texto onde são inseridos links para outras páginas da internet facilitando o acesso de uma página para outra) que permitiu uma navegação mais tranquila pela internet.
O WWW se tornava algo mais comum e os navegadores surgiam paralelamente. O primeiro navegador com considerável sucesso foi o Mosaic que tinha versões para Mac e outros computadores. Os donos do Mosaic foram convidados pelos donos da Netscape para criar uma versão comercial do navegador que era, na época, o padrão usado pelos usuários da internet.
Para concorrer com o Netscape, em 1995 a Microsoft lançou o Internet Explorer e as duas empresas disputavam espaço no mercado de browsers. O Netscape saiu do mercado em 2007 e no início dos anos 2000, o IE dominava mais de 90% do mercado. Em 2004 foi lançado o Mozilla Firefox.
As buscas na internet ganharam um novo patamar quando o Google foi criado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin. A missão da empresa era organizar as informações para que elas se tornassem universalmente úteis e acessíveis.
Características do Webjornalismo
Instantaneidade: Na internet a pauta é menos planejada do que nas outras vertentes do jornalismo, pois a notícia é atualizada a todo momento. A informação é publicada imediatamente e vai sendo atualizada com o passar dos dias ou quando surge conteúdo relevante a notícia. O problema dessa agilidade vista nos sites de notícia é a grande ocorrência de erros gramaticais no texto e a falta de apuração da matéria.
Interatividade: Na internet as chances do leitor interagir com o conteúdo são bem maiores. O usuário pode comentar nas notícias, sugerir, participar de enquetes no site, colaborar com o conteúdo, enviar imagens e vídeos, etc.
Memória: Todo o material produzido pelo jornalismo online pode ser arquivado sem maiores problemas. Milhares de informações podem ser guardadas em pouco espaço e acessada através de hiperligações entre as diversas páginas e artigos do site.
Convergência: Essa característica está relacionada a capacidade de convergência de formatos de mídias. Na notícia publicada em um site é possível agregar imagem, vídeo, texto, infográficos, etc.
Hipertextualidade: Refere-se ao hiperlink, recurso que permite que de um texto a pessoa possa consultar outra página com conteúdo relacionado. É importante para que o usuário permaneça nas páginas do site.
Personalização de Conteúdo: Os grandes sites de notícias permitem que o usuário personalize sua busca ao acessar somente notícias de seu interesse, região ou de determinada coluna do site. Há também o uso dos feeds de notícias e oferecimento de newsletters.
Webjornalismo no Brasil
O primeiro jornal eletrônico do país foi o JB Online em 1995, mas transcrevia todo o conteúdo impresso para a internet. Ou seja, ainda não era criado um conteúdo voltado apenas para a Web. O primeiro jornal online do país atualizado em tempo real foi o Universo Online. Em 200 surgiu site Último Segundo, considerado o primeiro jornal online produzido para a internet brasileira.