Para conseguir maximizar suas potencialidades e minimizar o tempo despendido você deve, principalmente, ter um plano de estudo bem esquematizado para a sua rotina. A organização e a disciplina são dois fatores fundamentais nos estudos.
Ser organizado é saber o que deve-se estudar, quando, por quanto tempo e de que maneira. Mas estabeleça seus horários de acordo com o que pode, se você trabalha, tem filhos, e outros importantes compromissos, não adianta dizer que vai se dedicar 6 horas por dia, se já sabe que não vai conseguir. Portanto, não se engane, faça o plano de estudo de maneira que possa cumpri-lo, estabeleça metas de acordo com seu tempo e capacidade de absorver o conteúdo. Organize-se e siga exatamente o que determinou.
Claro que você deve ser flexível em algumas situações. Caso perceba, depois de um tempo, que o plano de estudo não está adequado ou não está sendo eficiente, mude-o para que reflita sua capacidade de estudo. Isso também vale para estudos a longo prazo, a medida que você vai evoluindo, sua capacidade de aprendizado aumenta e com isso você deve adaptar sua maneira de estudar.
O que é mais prioritário nos estudos? O mais fácil? O mais demorado? O que tem peso maior nas provas de concursos públicos? O que tenho mais dificuldade? Na verdade não há resposta para isso. A prioridade de estudo, primeiro, não é imutável, ela se adapta ao longo do tempo e só você poderá defini-la. Mas lembre-se que o mais importante é a disciplina para que você siga as prioridades, concentre-se no cumprimento das tarefas estabelecidas.