Já vimos que para conseguir a aprovação em um concurso público é necessário dedicação, organização, disciplina, comprometimento, entre outros. Mas não podemos esquecer de um dos principais fatores: estar com a saúde em dia.
Não adianta estudar muito e deixar a saúde de lado, pois ela afeta o rendimento e o ritmo de estudos. A saúde é imprescindível na hora de se dedicar à um concurso público. Imagine ficar doente, indisposto e fraco na hora que você mais precisa estudar? Por isso que para ter bons resultados é fundamental cuidar da sua saúde através da alimentação saudável, do sono, e de exercícios físicos.
O que mais ocorre com os concurseiros é a redução do tempo e da qualidade do sono. É normal achar que quanto mais tempo ficar acordado estudando, mais vai aprender. Mas não é bem assim que acontece! Após uma boa noite de sono é possível fixar melhor o que foi estudado durante o dia, ajuda na memorização, no estudo de raciocínio lógico para concursos, na concentração, e além do mais, te deixa muito mais disposto na hora de estudar. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite.
E por falar em sono, também é importante comentar sobre o cochilinho depois do almoço. Será que ele ajuda ou prejudica? Para os concurseiros que já possuem um bom ritmo de estudo talvez não seja tão benéfico, pois pode dar moleza o resto do dia. Mas para alguns é uma boa forma de "recarregar" as energias, mas recomenda-se não ultrapassar os 30 minutos.
O descuido com a alimentação também é muito comum durante o período de estudo, e pode influenciar diretamente no baixo rendimento. Para isso, veja algumas dicas de alimentação: tenha horários definidos para as refeições, não pule nenhuma delas, ingira sempre alimentos mais leves, e coma mais frutas, verduras e legumes, pois auxiliam no bom funcionamento do corpo e da mente. Evite alimentos gordurosos, pois afetam o sistema nervoso, e podem causar mal estar mais facilmente. Beba muita água, para manter-se sempre bem hidratado, evite o consumo excessivo de chá preto, prefira chás de erva cidreira e camomila, não consuma cafeína e guaraná em pó, pois mesmo te ajudando a ficar “ligado”, podem aumentar a ansiedade, e na hora de dormir atrapalham o sono, comprometendo seu descanso.
E os exercícios físicos, que horas fazer? Claro que em plena maratona de estudos é difícil achar tempo para fazer exercícios, mas pelo menos duas vezes por semana é necessário. Praticar atividades físicas também ajuda na concentração, na disposição, aumenta a quantidade de sono profundo, oferecendo maior sensação de descanso, e além disso é uma boa forma de relaxar e desviar um pouco a atenção dos estudos.
Para Refletir: Use a saúde a seu favor. Siga as dicas, e não esqueça o quanto ela é fundamental na hora da aprovação!