Ao decidir qual concurso público fazer, é importante ler atentamente o edital. Não pule algumas partes achando que não serão necessárias, existem observações que podem passar desapercebidas, e te prejudicarem mais a frente. Leia todos os itens, veja se você se encaixa nas exigências do cargo que irá concorrer, e esteja ligado para não confundir as matérias e os tipos de prova com as de outros cargos e níveis de escolaridade.
Se o concurso que você vai fazer tem mais de um tipo de prova, não se dedique somente à uma delas, dessa forma é praticamente impossível chegar à aprovação. Saiba sobre todos os tipos de provas de concursos públicos:
Provas Teóricas
»Objetivas
As provas objetivas normalmente são de duas maneiras: certo ou errado, e múltipla escolha. Você avalia os itens, julga-os como certo ou errado, ou então entre algumas opções escolhe a que acha ser verdadeira. Algumas provas utilizam a regra de uma errada anula uma certa, portanto para preencher o item é preciso ter muita certeza, para não ser prejudicado em outras questões. Caso deixe em branco não ganha nem perde pontos. Algumas questões precisam de prática, que é conseguida através da leitura e da interpretação de textos.
»Discursivas
Normalmente as provas discursivas são formadas por redações de um tema relacionado com fatos da atualidade, e que só é revelado ao candidato na hora da prova. Mas o tipo de texto que deverá ser redigido, e os critérios de avaliação, dependendo do concurso, podem constar no próprio edital.
O que se avalia, principalmente, é a capacidade de expressão, o uso da Língua Portuguesa, e a coerência e coesão.
Provas Práticas
As provas práticas só existem para determinados cargos, e são de acordo com a função que o candidato terá que exercer se for aprovado. Por exemplo, a aplicação de provas práticas de direção, ou digitação.
Provas Físicas
Alguns concursos públicos exigem preparação física do candidato, por isso as provas tem o objetivo de avaliar a capacidade de suportar fisicamente as exigências da prática do cargo, como exemplo as carreiras da Polícia Federal. Portanto, são avaliações de caráter eliminatório para considerar o candidato como apto ou inapto.