A seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas de nível médio da ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações para o cargo de Analista Administrativo de acordo com edital de 2014 realizado pelo Cespe/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.
Conhecimentos Gerais:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Agências Reguladoras;
Conhecimentos Específicos:
CARGO 1: ANALISTA ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE: A DMINISTRAÇÃO
Processo de planejamento. 1.1 Planejamento estrat égico, tático e operacional. 1.2 Visão, missão e valores. 1.3 Análise de Cenário. 1.4 Método Grumbac h de Gestão Estratégica. 2 Balanced scorecard . 3 Cultura organizacional. 4 Motivação e liderança. 5 Comunicação. 6 Sistema de medição de desempenho organizacional. 7 Gestão de pessoas. 7.1 Equilíbrio organizacional. 7.2 Objetivos, desafios e caracter ísticas da gestão de pessoas. 7.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 7.3.1 Objetivos e características. 7.3.2 33 Principais tipos, características, vantagens e desv antagens. 7.3.3 Principais técnicas de seleção de p essoas: características, vantagens e desvantagens. 7.4. Aná lise e descrição de cargos. 7.5 Capacitação de pess oas. 7.6 Gestão de desempenho. 7.7 Lei nº 8.112/1990 (do provimento, vacância, remoção, direitos, deveres e responsabilidades dos servidores públicos civis). 7 .8 Tendências em gestão de pessoas no setor público . 8 Ética no serviço público. 8.1 Comportamento profiss ional; atitudes no serviço. 8.2 Decreto nº 1.171/19 94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público C ivil do Poder Executivo Federal). 9 Modelo de gespublica . 10 Gestão de processos. 10.1 Conceitos da abordagem por processos. 10.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 11 Gestão por comp etências. 12 Qualidade de vida no trabalho. 13 Avaliação de desempenho.
LICITAÇÕES E CONTRATOS: 1 Lei nº 8.666/1993. 1.1 Modalidades. 1.2 Habilita ção. 1.3 Procedimento e julgamento. 1.4. Contratos. 1.4.1 Formalização dos contratos. 1.4.2 Alteração dos contratos: acréscimo e decréscimo; limites; alteração de prazos; prorrogaç ão; reequilíbrio econômico-financeiro do contrato; reajuste e repactuação; 1.4.3 Execução dos contrato s. 1.4.4 Fiscalização. 1.4.5 Inexecução e rescisão contratual. 1.4.6 Sanções administrativas. 1.4.7 Re cursos administrativos. 1.5 Lei nº 10.520/2002 e se us regulamentos: Decreto nº 3.555/2000 – modalidade pr egão na forma presencial e Decreto nº 5.450/2005 – Modalidade pregão na forma eletrônica – 1.5.1. Moda lidade pregão – conceito; bens e serviços comuns - Conceito; princípios; credenciamento no pregão pres encial; credenciamento para o uso do sistema na forma eletrônica; vedações ao uso da modalidade pre gão; atribuições do pregoeiro; atribuições da autoridade superior; elementos que compõem a fase p reparatória da licitação; termo de referência, conceito e elementos necessários; designação do pre goeiro; fase externa do procedimento; publicação; impugnação e pedido de esclarecimento; o edital; se ssão pública do pregão nas formas presencial e eletrônica; etapa de lances; aceitação das proposta s; fase de habilitação; recurso na modalidade pregã o nas formas presencial e eletrônica; penalidades; instru ção do processo licitatório – documentos necessário s. 1.6 Instrução Normativa nº 3/2011, do Ministério do Pla nejamento, Orçamento e Gestão. Contratação de Serviços continuados ou não. 1.7 Instrução Normativ a nº 2/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e suas atualizações. 1.8 Enuncia do 331 do Tribunal Superior do Trabalho. 1.9 Contratação de soluções de tecnologia da informação - Instrução Normativa nº 4/2010, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e suas atualizaçõe s. 2 Lei nº 12.462/2011 e seu regulamento: Decreto nº 7.581/2011 – Regime Diferenciado de Contratação – RDC. 3 Decreto nº 7.892/2013 – Sistema de Registr o de Preços – SRP. 4 Decreto nº 6.170/2007 e Portaria Interministerial MP/MF/CGU nº 507/2011– Transferências de recursos da União mediante convên ios e contratos de repasses: convênio, contrato de repasse e termo de cooperação – conceitos; normas d e celebração, acompanhamento e prestação de contas; sistema de gestão de convênios e contratos de repasse – SICONV e do portal dos convênios; padronização dos objetos.
CARGO 2: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: A RQUITETURA DE SOLUÇÕES DE TIC
1 Computadores e Sistemas Computacionais. 1.1 Compu tadores: Arquitetura de computadores; componentes de um computador ( hardware e software ); linguagens de programação; compiladores e interpretadores; sistemas de numeração e representa ção de dados; aritmética computacional. 1.2 Sistema s Operacionais: Windows e Linux. 1.3 Sistemas Operaci onais para dispositivos móveis: Android e IOS. 1.4 Redes de Computadores: fundamentos de comunicação d e dados; meios físicos; serviços de comunicação; redes locais e redes geograficamente distribuídas; arquitetura TCP/IP; protocolos e serviços. 1.5 Processamento: distribuído, paralelo e em nuvem. 2 Sistemas Transacionais. 2.1 Fundamentos: lógica de programação; Operadores e expressões, Estruturas de controle, seleção, repetição e desvio. Estruturas de dados; métodos de ordenação, pesquisa e hashing, es trutura de arquivos; paradigmas de programação; programação orientada a objetos. 2.2 Linguagens e a mbientes de programação: Java, Javascript, PHP, 34 Objective C, C#, ASP.net e ASP. 2.3 Desenvolvimento de sistemas web: HTML/HTML5, CSS3, Javascript, XML/XSD, JSON, XSLT. 3 Testes. 3.1 Conceitos: verif icação e validação, tipos de teste (unidade, integr ação, sistema/funcional, aceitação, carga, desempenho, vu lnerabilidade, usabilidade). 3.2 Técnicas de avalia ção de desempenho de sistemas. 3.3 Testes de unidade em Java com JUnit 4 e mocking de classes. 3.4 Automatização de testes funcionais com Selenium. 3. 5 Testes de carga. 3.6 Testes em sistemas distribuí dos. 4 Arquitetura e Programação Java. 4.1 JEE 6. 4.2 JS E 8. 4.3 Programação orientada à aspectos. 4.4 Hibe rnate 3. 4.5 Spring Framework 3. 5 Ferramentas. 5.1 Análi se estática de código e métricas: PMD, Findbugs, Checkstyle e Ferramenta Sonar. 5.2 Ferramenta de bu ild: Maven 3 e Artifactory. 5.3 Ferramentas de controle de versões SVN e GIT: Conceitos sobre vers ões de software , releases e promoção de versões entre ambientes. 5.4 Integração Contínua: Jenkins. 6 Prát icas ágeis. 6.1 Integração Contínua. 6.2 Test-driven Development (TDD). 6.3 A cceptance Test-driven Development (ATDD) e Especificação por Exemplo. 6.4 Refactoring. 6.5 Entrega contínua. 7 Sistemas de su porte à decisão. 7.1 Conceitos básicos, arquitetura s e aplicações de datawarehousing. 7.2 Técnicas de mode lagem e otimização de bases de dados multidimensionais. 7.3 Recuperação e visualização d e dados: OLAP, Painéis e dashboards, Data Mining e Georreferenciamento. 7.4 Inteligência de negócios. 7.5 Processo de Data Warehousing: Data Warehouses, Data Marts e Cubos. 7.6 Integração de dados: Extraç ão, transformação e carga (ETL). 8 Sistemas de gest ão de conteúdo. 8.1 Arquitetura de informação: conceit os básicos e aplicações. 8.2 Portais corporativos: conceitos básicos, aplicações, portlets, RSS. 8.3 G estão Eletrônica de Documentos. 9 Segurança da informação. 9.1 NC nº 02/IN01/DSIC/GSIPR - Metodolo gia de Gestão de SIC e NC nº 16/IN01/DSIC/GSIPR - Diretrizes para o Desenvolvimento e Obtenção de Software Seguro. 10 Estruturas de informação. 10.1 Tipos básicos de estruturas: árvores, pilhas e grafos. 10 .2 Pesquisa de dados. 10.3 Operações básicas sobre estruturas. 10.4 Classificação de dados e tipos abs tratos de dados. 11 Administração de dados. 11.1 Mo delo relacional. 11.2 Modelo lógico e físico. 11.3 Model o multi dimensional. 11.4 Gestão de metadados e dicionários de dados. 11.5 Qualidade de dados. 11.6 Limpeza de dados. 11.7 Gestão de dados Mestes. 11. 8 Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacio nal. 11.9 Linguagem SQL. 11.10 Avaliação de desempenho de banco de dados. 11.11 Avaliação de de sempenho de modelagens de bancos de dados. 11.12 Tunning de bancos de dados. 11.13 Backup. 11.14 Elaboração e implantação de projeto de banco de dados. 11.15 Elaboração de planos de manutenção. 11 .16 Bancos de dados NoSQL. 12 Conceitos gerais e disciplinas de engenharia de software . 12.1 Ciclo de vida de software . 12.2 Análise e projeto orientado a objetos com UML. 12.3 Reusabilidade. 13 Padrões de projeto de Software . 14 Processos de desenvolvimento de software . 14.1 Processo interativo e incremental. 14.2 Proc essos e práticas ágeis de desenvolvimento de software . 14.3 Extreme Programming (XP). 14.4 SCRUM. 14.5 Modelagem ágil. 14.6 Domain-driven Design (DDD). 15 Qualidade de software . 15.1 Métricas de qualidade de código fonte. 15.2 Análise estática de código. 15.3 Acoplamento e Coes ão. 16 Acessibilidade. 16.1 eMAG. 17 Usabilidade. 1 7.1 Conceitos básicos. 17.2 Critérios, recomendações e guias de estilo, utilização de Folhas de Estilo (CS S). 17.3 Análise de requisitos de usabilidade. 17.4 Concepçã o, projeto e implementação de interfaces. 17.5 Usabilidade para aplicativos em dispositivos móveis . 18 Arquitetura de aplicações para ambiente web. 1 8.1 Servidor de aplicações e web (Jboss, IIS e Apache). 18.2 Ambientes Internet, Extranet, Intranet e Port al - finalidades, características físicas e lógicas, apl icações e serviços. 19 Arquitetura em camadas. 19.1 Modelo MVC. 20 Arquiteturas para desenvolvimento de aplica tivos em dispositivos móveis. 21 Computação na nuvem. 22 Técnicas. 22.1 de avaliação de desempenho de sistemas. 22.2 de tratamento de exceções. 22.3 de tolerância a falhas e alta disponibilidade. 23 C onsistência de dados. 23.1 Forte e eventual. 24 Geoprocessamento. 25 Compatibilidade. 25.1 W3C. 26 Integração. 26.1 Soluções de integração: Service- Oriented Architecture (SOA), web services , SOAP, ws-security e REST. 27 Interoperabilidade. 27.1 Padrão de 35 Interoperabilidade do Governo (ePing). 28 Gerenciam ento ágil de projetos, incluindo técnicas para planejamento e priorização incremental de escopo.
CARGO 3: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: D ESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1 Segurança da informação. 1.1 Confiabilidade, inte gridade e disponibilidade. 1.2 Mecanismos de segurança: criptografia, assinatura digital, garant ia de integridade, controle de acesso e certificaçã o digital. 1.3 Gerência de riscos: ameaça, vulnerabilidade e i mpacto (NBR ISO/IEC 27005:2008). 1.4 Políticas de segurança: NBR ISO/ IEC 17799 (27002), NBR ISO/IEC 27001:2006, NBR ISO/IEC 15408 e políticas de senhas . 1.5 NC nº 02/IN01/DSIC/GSIPR - Metodologia de Gestã o de SIC e NC nº 16/IN01/DSIC/GSIPR - Diretrizes para o Desenvolvimento e Obtenção de Software Seguro. 2 Sistemas Transacionais. 2.1 Arquitetura e padrões de projeto; desenvolvimento web : servlets, JSP e Ajax; frameworks JSF e Hibernate. 3 Sistemas de suporte à decisão e Inteligência de negócio. 3.1 Co nceitos básicos, arquiteturas e aplicação de data warehousing , ETL, Olap e data Mining. 3.2 Arquitetura e anális e de requisitos para sistemas analíticos. 3.3 Técnica de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais. 3.4 Noções de Georreferenciamento. 4 Sistema de Gestão de Conteúd o. 4.1 Arquitetuta de informação: conceitos básicos e aplicações; Portais Corporativos: Conceitos básic os e aplicações. 4.2 Gestão Eletrônica de Documento s. 5 Interoperabilidade. 5.1 Padrão de Interoperabilidad e do Governo (ePing). 6 Processo. 6.1 CMMI e MPS/BR . 6.2 NBR ISO/IEC 12207. 6.3 NBR ISO/IEC 9126. 6.4 Pr ocesso de desenvolvimento orientado a reuso. 6.5 Modelos Ciclos de Vida. 6.6 Processo interativo e i ncremental. 6.7 Processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software (SCRUM). 6.8 Extreme Programming (XP) e Test Driven Development (TDD). 6.9 Modelagem ágil. 6.10 Domain-driven Design (DDD). 6.11 Automatização de Processos (BPMS). 7 A nálise de Pontos de Função. 7.1 Estimativas e contagens de talhadas. 8 Tecnologia. 8.1 Banco de Dados (SGBDs). 8.2 Banco de Dados Relacional. 8.3 Modelagem de dad os relacional, logica, física e multidimensional. 8 .4 Servidores de Web e de aplicação: Jboss, IIS e Apac he. 8.5 Linguagens de implementação de regras de negócio: Java, Javascript, PHP, Objective C, C#, AS P.net, ASP. 8.6 Interface Web : Ajax, Padrões Web para interatividade e aplicações offline . CSS. 8.7 Ferramentas de diagramação e desenho e Engines de templates Web . Frameworks : EJB, JSF, Hibernate , Eclipse e Objective C . 8.8 Linguagem de modelagem: UML 2.x, BPM e BPMN. 8.9 Linguagem de implementação de Banco de Da dos: Banco Físico, Lógico e Conceitual. SQL/ANSI. 8.10 Tecnologia de desenvolvimento móvel: Android e IOS. 9 Engenharia de Software . 9.1 Engenharia de Requisitos: Gestão de Requisitos. 9.2 Análise e Pro jeto. 9.3 Implementação. 9.4 Testes (unitários automatizados, funcionais, não funcionais e outros) . 9.5 Homologação. 9.6 Gestão de Configuração. 9.7 Qualidade de software : ISO/IEC 14598-3. 10 Arquitetura. 10.1 Padrões de projeto de software . 10.2 Service- Oriented Architeture . 11 Tópicos Avançados. 11.1 Noções de Banco de dad os distribuído, Programação distribuída, Desenvolvimento em nuvem, Processament o em GRID.
CARGO 4: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: DIREITO
1 Licitações e Contratos Administrativos. 1.1 Lei n º 8.666/1993. 1.1.1 Licitações. 1.1.1.1 Modalidades . 1.1.1.2 Habilitação. 1.1.1.3 Procedimento e Julgame nto. 1.1.1.4 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade de licitação. 1.1.2 Contratos. 1.1. 2.1 Formalização dos contratos. 1.1.2.2 Alteração d os contratos – acréscimo e decréscimo; limites; altera ção de prazos; prorrogação; reequilíbrio econômico- financeiro do contrato; reajuste e repactuação. 1.1 .2.3 Execução dos contratos. 1.1.2.4 Fiscalização. 1.1.2.5 Inexecução e rescisão contratual; 1.1.3 Sanções adm inistrativas. 1.1.4 Recursos administrativos. 1.2 L ei nº 10.520/2002 e seus regulamentos: Decreto nº 3.555/2 000 – Modalidade pregão na forma presencial e Decreto nº 5.450/2005 – Modalidade pregão na forma eletrônica. 1.2.1 Modalidade pregão – conceito; bens e serviços comuns - Conceito; princípios; cred enciamento no pregão presencial; credenciamento par a o uso do sistema na forma eletrônica; vedações ao u so da modalidade pregão; atribuições do pregoeiro; 36 atribuições da autoridade superior; elementos que c ompõem a fase preparatória da licitação; termo de referência, conceito e elementos necessários; desig nação do pregoeiro; fase externa do procedimento; publicação; impugnação e pedido de esclarecimento; o edital; sessão pública do pregão nas formas presencial e eletrônica; etapa de lances; aceitação das propostas; fase de habilitação; recurso na modalidade pregão nas formas presencial e eletrônic a; penalidades; instrução do processo licitatório – documentos necessários. 1.3 Instrução Normativa nº 3/2011, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 1.4 Contratação de Serviços continuados ou não. - Instrução Normativa nº 2/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e suas atualizaçõe s: Planejamento dos serviços intelectuais; contratação de sociedades cooperativas; terceirizaç ão: conteúdo do plano de trabalho; vedações às atividades terceirizadas; critério de aferição de r esultados (Acordo de Nível de Serviço) e suas diret rizes; projeto básico ou termo de referência e seu conteúd o; Instrumento convocatório – elementos necessários e vedações; das propostas e seu julgamento; da vigê ncia dos contratos; acompanhamento e fiscalização d a execução dos contratos; pagamento; repactuação de p reços dos contratos; serviço de limpeza e conservação; serviço de vigilância; planilha de cus tos e formação de preços. 1.4.1 Súmula 331 do Tribu nal Superior do Trabalho. 1.5 Contratação de soluções d e tecnologia da informação - Instrução Normativa nº 4/2010, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e suas atualizações: plano diretor de tecnologia da informação – PDTI; vedações; processo de contratação; planejamento da contratação; elementos mínimos, equipe de planejamento; etapas; análise de viabilidade da contratação; integrante requisitante, integrante técnico e integrante admin istrativo; plano de sustentação; estratégia da contratação; análise de risco; elementos mínimos do termo de referência ou projeto básico na contrataç ão de solução de tecnologia da informação; seleção do fornecedor; gerenciamento do contrato. 1.6 Lei nº 12.462/2011 e seu regulamento: Decreto nº 7.581/201 1 – Regime Diferenciado de Contratação - RDC: hipóteses de aplicação do RDC; procedimento da lici tação; das vedações; atos preparatórios da licitaçã o; comissão de licitação; instrumento convocatório; pu blicação; fase externa; uso da forma eletrônica; apresentação das propostas ou lances; modo de dispu ta aberto; modo de disputa fechado; modo de disputa combinado; julgamento das propostas; menor preço, maior desconto; técnica e preço; melhor técnica ou conteúdo artístico; maior oferta de preç o; maior retorno econômico; preferência e desempate ; análise e classificação das propostas; habilitação; recursos; encerramento; contratos e sua execução; remuneração variável; contratação simultânea; contr atação integrada; pré-qualificação; sistema de regi stro de preços para o RDC. 1.7 Decreto nº 7.892/2013 – S istema de Registro de Preços – SRP: conceito; hipóteses de adoção; intenção de registro de preços ; órgão gerenciador; órgão participante; utilização da ata por órgão ou entidade não participante “carona” ; licitação para registro de preços; conteúdo do ed ital; modalidades admitidas; registro de preços e validad e da ata; assinatura da ata e contratação com fornecedores registrados; revisão e cancelamento do s preços registrados. Decreto nº 6.170/2007 e Porta ria Interministerial MP/MF/CGU nº 507/2011 – Transferên cias de recursos da União mediante convênios e contratos de repasses: convênio, contrato de repass e e termo de cooperação – conceitos; normas de celebração, acompanhamento e prestação de contas; s istema de gestão de convênios e contratos de repasse – SICONV, do portal dos convênios; padroniz ação dos objetos. Orientações Normativas da Advocacia-Geral da União sobre licitações e contrat os. 2 Tópicos de pessoal: 2.1 Regime Jurídico- Administrativo - Lei nº 8.112/1990: do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; d os direitos e vantagens; do regime disciplinar; da seg uridade social do servidor; dos benefícios: aposent adoria; pensão. 2.2 Greve no serviço público – Decreto nº 1 480/1995 e jurisprudência. 2.3 Lei 12.813/2013 – Conflito de Interesse. 2.4 Decreto nº 6.944/2009 – Concurso Público. 2.5 Lei nº 10.871/2004: no que ta nge aos cargos da Anatel. 2.6 Lei nº 9.986/2000. 2.7 De creto nº 7.133/2010: no que tange aos cargos da Ana tel. 2.8 Decreto nº 2.338/1997. 2.9 Decreto nº 4.050/200 1. 2.10 Decreto nº 5.707/2006. 2.11 Emendas 37 Constitucionais nº 20/1998, 41/2000, 47/2005 e 70/2 012. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos , atributos, classificação e espécies. 3.2 Invalidaçã o, anulação e revogação. 3.3 Prescrição. 4 Processo Administrativo – Lei nº 9.784/1999.
CARGO 5: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: E NGENHARIA CIVIL
1 Projetos de obras civis. 1.1 Arquitetônicos, estr uturais (concreto, aço e madeira), fundações, insta lações elétricas e hidro-sanitárias – elaboração de termos de referência e projetos básicos. 2 Projetos complementares. 2.1 Elevadores, ventilação-exaustão , ar condicionado, telefonia, prevenção contra incêndio – compatibilização de projetos. 3 Especifi cação de materiais e serviços – caderno de encargos . 4 Planejamento e programação de obras. 4.1 Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais , BDI e encargos sociais – levantamento de quantidade s. 4.2 Planejamento e cronograma físico-financeiro – PERT-CPM e histograma de mão-de-obra. 5 Operação e controle de obra, procedimentos gerenciais e acompanhamento de obras. 6 Construção. 6.1 Organiza ção do canteiro de obras – execução de fundações (diretas e profundas). 6.2 Estruturas de contenção. 6.3 Alvenaria, estruturas e concreto, aço e madeir a, coberturas e impermeabilização, esquadrias, pisos e revestimentos, pinturas, instalações (água, esgoto , eletricidade e telefonia). 7 Fiscalização. 7.1 Acom panhamento da aplicação de recursos (medições, emis são de fatura, etc), controle de materiais (cimento, ag regados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro, etc.), controle de exec ução de obras e serviços, traços e consumo de mater iais. 8 Noções de irrigação, pavimentação de vias, terrap lenagem e drenagem, hidráulica, hidrologia e geotec nia. 9 Legislação e engenharia legal. 10 Lei nº 8.666/19 93 e alterações - Licitações e contratos: legislaçã o específica para obras de engenharia civil. 11 Visto ria e elaboração de pareceres. 12 Princípios de planejamento e de orçamento público. 13 Elaboração de orçamentos. 14 Noções de segurança do trabalho, principais NBRs. 15 Informática aplicada à engenhar ia (Excel, Word, AutoCAD).
CARGO 6: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: SUPORTE E INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1 Ambiente Windows 2008 R2, 2012 e 2012 R2. 1.1 File Server e Print Server . 1.2 DNS e DHCP. 1.3 Serviços de Diretório Active Directory . 1.4 Windows Server Failover Clustering . 1.5 Programação PowerShell. 1.6 Protocolos Kerberos e NTLM. 1.7 Cluster (Alta dispo nibilidade e performance ). 2 Ambiente Linux. 2.1 Sistema de arquivos EXT4. 2.2 Gerenciamento de proc essos. 2.3 Superusuário: su e sudo. 2.4 Programação bash. 2.5 Cluster (Alta disponibilidade e performance ). 3 Virtualização de servidores. 3.1 Virtualização : conceitos, para-virtualização e virtualização total ( full virtualization ). 3.2 Hyper-v: fundamentos, configuração, administração e alta disponibilidade. 3.3 Virtualização (XEN e HyperV). 3.4 Consolidação de servidores. 4 Servidores de Aplicação e Web. 4.1 Jb oss, IIS e Apache. 4.2 Computação em GRID e em nuve m. 4.3 Administração de balanceador de carga de aplica ção. 5 Colaboração e Mensageria. 5.1 Microsoft Exchange 2010: fundamentos, instalação, administraç ão, configuração, performance e detecção de problemas. 5.2 Sharepoint 2010: fundamentos, instal ação, administração, configuração, performance e detecção de problemas. 5.3 Ferramentas de Correio E letrônico baseado em Linux. 5.4 Conceitos básicos e fundamentos. 5.5 Topologias e configurações server- server e serverclient. 5.6 Monitoramento de eventos , monitoramento de mensagens, contabilidade e mensage ns de estatística; trace de aplicação; monitoração em tempo real. 5.7 Segurança, identificação e auten ticação; controle de acesso a objetos; integridade de dados; auditoria. 6 Banco de Dados. 6.1 Fundamentos ; organização de arquivos e métodos de acesso. 6.2 Sistemas de gerenciamento de banco de dados. 6.3 Li nguagens de definição e manipulação de dados. 6.4 Controle de proteção, integridade e concorrência. 6 .5 Projeto de bancos de dados. 6.6 SQL Server, PostGreSQL e MySQL: fundamentos, instalação de serv idor e cliente, administração e configuração; objet os do SGBD (instâncias, partições, buffer pools , tablespaces , schemas , tabelas, índices, sequências, views , constraints ); mensagens de sistema SQL e SQLSTATE; funções e c omandos SQL. 6.7 Movimentação de 38 dados, utilitários de exportação, importação e carg a, formatação de arquivos de carga, tipos de dados, replicação de bases, redistribuição de dados, compr essão. 6.8 Interfaces para acesso aos bancos para aplicações Java, PHP e ASP. 6.9 Modelo de segurança , autenticação, autorização, criptografia, auditori a, papéis e controle de acesso. 6.10 Particionamento d e bancos e tabelas e DPF, tabelas multi-dimensionai s (MDC). 6.11 Gerenciamento de concorrência e carga ( WLM), otimização de planos de acesso, ajuste de performance (ferramentas e metodologia), ajuste de uso de memó ria. 6.12 Alta disponibilidade e recuperação de desastre (HADR), recuperação de dado s. 6.13 Monitoração de evento. 6.14 Segurança de Banco de Dados. 6.15 Conceitos de Datawarehouse. 6. 16 Conceitos de Datamining. 6.17 Ferramentas de BI. 7 Segurança da Informação. 7.1 Segurança física e l ógica. 7.2 Normas ISO 27001, ISO 27002, NC nº 02/IN01/DSIC/GSIPR - Metodologia de Gestão de SIC, NC nº 06/IN01/DSIC/GSIPR - Diretrizes para Gestão d e Continuidade de Negócios, nos aspectos relacionados à SIC e NC nº 08/IN01/DSIC/GSIPR - Diretrizes para Gerenciamento de Incidentes em Redes Computacional. 7.3 Políticas de segurança: procedimentos de segurança, conceitos gerais de gerenciamento. 7.4 P roteção de estações de trabalho: antivírus, identificação de códigos maliciosos (vírus, worms , adware , trojan , spyware ), hardening . 7.5 Proteção de rede: autenticação de rede 802.1x. 7.6 Fundamentos de criptografia: Criptografia Simétrica e Assimétri ca, Funções de Hash. 7.7 Certificação Digital. Infraest rutura de Chaves Públicas, ICP-Brasil. 7.8 Ataques em redes e aplicações corporativas: DDoS, DoS, IP spoo fing, port scan, session hijacking, buffer overflow , SQL Injection, cross-site scripting, spear phishing, AP T ( advanced persistent threat ). 7.9 Análise de protocolos. TCP/IP, IP v4 e v6, HTTP 1.1, SMTP, DNS, DHCP, FTP, HTTPS, LDAP v.3, ICAP, NTP v4, EAP. 7.10 Segurança de servidores e sistemas operacionais. 7.11 Administra ção de firewall Fortigate . 7.12 Administração de firewall de aplicação. 8 Arquitetura de Servidores. 8.1 RISC e CISC. 9 Tipos e topologias de redes. 9.1 Redes l ocais, redes geograficamente distribuídas, topologias pont o a ponto e multiponto. 9.2 Fast Ethernet, Gigabit ethernet . 10 Gigabit Ethernet , Comutação ( switching ). 11 Gerência de rede. 11.1 Simple Network Management Protocol (SNMP) v1,v2,v2c e v3. 11.2 Ana lisador de protocolos Wireshark. 11.3 NetFow, Sflow. 11.4 Redes de Datacenter. 11.5 Transparent Interconnection of Lots of Links . 11.6 Data Center Bridging . 11.7 Shortest Path Bridging (802.1aq). 12 Telefonia. 12.1 VoIP. 12.2 Fundament os de qualidade de voz em redes IP, jitter e latência. 12.3 Protocolos : Real-time Transport . 12.4 Protocol, Secure Real-time Transport Protocol , H323, Session Initiation Protocol . 12.5 Interconexão com a rede pública de telefonia comutada. 13 Serviços Multimídia. 13.1 Vídeoconferê ncia, Webconferência e Telepresença. 14 Rede SAN. 14.1 Rede SAN ( Storage Area Network ):Conceitos de DAS, SAN (iSCSI, FCP), NAS(CIFS, NFS ). 14.2 Conceitos de armazenamento em discos (Exemplo: RAID). 14.3 Co nceito de replicação de dados. 14.4 Desempenho: IOPS, throughput, IO sequencial e randômico, cache, prefetch. 14.5 Switches Ethernet , Directors Fiber Channel e Convergentes ( Faber Channel over Ethernet ). 14.6 ISL ( Inter Switch Link ). 14.7 Definição de trunk . 14.8 SAN: zonning, multipathing , VSAN, Fabric , LUN (Número de unidade lógica). 14.9 Thin provisioning e desduplicação. 14.10 Conceitos de cópias de seguran ça totais, incrementais e diferenciais. 14.11 Snapshots e backup de imagens de sistemas operacionais. 14.12 Redes s em fio: padrão IEEE 802.11. 14.13 VPN. 14.14 Modelo OSI e TCP. 14.15 Comutação de pacotes. 14.16 Protocolos de roteamento: menor caminho, flooding , distance vector , OSPF, BGP, VRRP. 14.17 Endereçamento IP. 14.18 DH CP. 14.19 UDP. 14.20 TCP. 14.21 Port-based Network Access Control (IEEE 802.1x). 14.22 Link Aggregation (802.1ax). 14.23 Qualidade de Serviço (QoS), Serviços integrados, Serviços dif erenciados, Classe de serviço (CoS). 14.24 Spanning tree protocol (IEEE 802.1d). 14.25 VLAN (IEEE 802.1Q). 14.26 MPL S. 15 Políticas de backup e recuperação de dados. 15.1 Conceito de backup de dados em fitas e discos. 15.2 Administração de solução de backup symantec Netbackup .
CARGO 7: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBL ICOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIDADE: MÍDIA DIGITAL
1 Comunicação pública e transparência. 1.1 Lei de A cesso à Informação: organização e disponibilização de informações e dados. 1.2 Governo Eletrônico. 1.2.1 Dados abertos. 1.2.2 Acessibilidade. 1.2.3 Conceito de portal e sua relação estratégica com os órgãos públ icos. 1.3 A relação entre tecnologia e comunicação social: o uso da tecnologia como instrumento de dem ocratização do conhecimento e transparência dos poderes públicos. 1.4 Informação online e exclusão digital. 2 Planejamento, estratégia, mí dia e pesquisa de comunicação com a sociedade. 2.1 Planos, projetos e programas de campanhas informativas e de Eeducativas. 2.2 Planejamento de publicações intern as e externas. 2.3 Planejamento e execução de projetos comunicacionais que envolvam mídias digita is. 2.4 Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público espec ífico. 2.5 Interatividade na comunicação. Mecanismo s de interação com a sociedade. Plataformas de colabo ração online . 2.6 Pesquisas de opinião e de mercado: pesquisas qualitativa e quantitativa, amostragem, p úblico alvo, survey , entrevistas, grupos focais. 2.7 Planejamento e comunicação integrada. 2.8 Noções de marketing e marketing digital. Instrumentos de controle e avaliação de resultados. 3 Critérios de seleção, redação e edição. 3.1 Especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. 3.2 Domínio de r edação e edição para publicações impressas e para comunicação via internet. 4 Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização e hyperlink na comunicação via Internet. 4.1 Processo de produ ção digital. 4.2 Restrições do processo digital para cada mídia. 4.3 Hipermídia e hipertextos. 4.4 Documento digital. 5 Conhecimento das característic as e funcionamento de mídias sociais. 5.1 Novas Tecnolog ias de Comunicação. 5.2 Mídias web e digitais. Mídi as sociais ( wikis , blogs , podcasts , etc). 5.3 Características do discurso nos diferen tes meios de comunicação. 5.4 Mídias sociais. 5.4.1 Redação para mídias socia is.
CARGO 8: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBL ICOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE
Legislação. 1.1 Lei nº 6.404/1976, suas alteraçõe s e legislação complementar. 1.2 Lei 11.638/2007, s uas alterações e legislação complementar. 1.3 Pronuncia mentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 1.4 Resolução CFC nº 750/1993, atualizada pe la Resolução CFC nº 1.282/2010. 1.5 Resolução Anate l n° 396, de 31/03/2005 – Regulamento de Separação e Alocação de Contas e suas alterações. 2 Demonstrações Contábeis. 2.1 Elaboração e Análise d as demonstrações financeiras previstas na Lei nº 6.404/1976, suas alterações e legislação complement ar. 2.2 Consolidação das Demonstrações Contábeis e Demonstrações Separadas. 2.3 Correção integral das demonstrações contábeis. 3 Avaliação. 3.1 Mensuração do valor justo. 3.1.1 Definição do valor justo. 3.1.2 Valor justo: aplicação para ativos, p assivos e instrumentos patrimoniais. 3.1.3 Técnicas para aval iação do valor justo. 3.2 Modelo CAPM. 3.3 Metodolo gia de fluxos de caixa descontados (DFC). 3.4 Critérios de avaliação e mensuração de ativo imobilizado. 3. 5 Redução ao valor recuperável ( impairment ). 4 Ativo Imobilizado. 4.1 Contabilização de inves timentos em coligadas e controladas. 4.1.1 Goodwill . 5 Ativos Intangíveis. 5.1 Impairment test : intangíveis com vida útil definida, indefinida e goodwill . 6 Combinação de negócios, fusão, incorporação e c isão. 7 Concessões: reconhecimento e mensuração. 8 Contabilidade de Cus tos. 8.1 Custeio por absorção. 8.2 Custeio Direto ( ou custeio variável). 8.3 Custo-Padrão. 8.4 Custeio ba seados em atividades. 8.4.1 Representação da cadeia de valor e dos objetivos organizacionais. 8.4.2 Concei tos de Custo. 8.4.2.1 Especificidades das empresas de serviços. 8.4.2.2 Direcionadores de custos das ativ idades. 8.4.2.3 Comportamento dos custos. 8.4.2.3.1 Fixos ou variáveis. 8.4.2.3.2 Custos comuns a múlti plos produtos/atividades. 8.4.2.3.3 Preços de transferência. 8.4.3 Método de alocação de custos e m dois estágios. 9 Contabilidade Gerencial. 9.1 Métodos de alocação dos recursos organizacionais. 9 .1.1 Estimação de demanda. 9.1.2 Determinação do custo de capital. 9.1.3 Critérios de escolha de pro jetos: taxa contábil de retorno, VPL, taxa interna de retorno e valor econômico adicionado (EVA). 9.1.4 A nálise de sensibilidade e do ponto de equilíbrio. 9 .2 Estudo da Relação Custo versus Volume versus Lucro. 9.3 Mensuração e avaliação do desempenho da firma 40 e da indústria. 9.3.1 Indicadores operacionais, fin anceiros, econômicos e comerciais. 9.3.2 Análise ve rtical e horizontal. 9.4 Gestão de Risco. 9.4.1 Determinação do Valor em Risco. 9.4.2 Ajuste das taxas de desco nto.
CARGO 9: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIDADE: ECONOMIA
1 Teoria Geral. 1.1 Teoria do Consumidor. 1.2 Teori a da Firma. 1.3 Teoria dos Jogos. 1.4 Equilíbrio Ge ral e Bem-estar Econômico. 1.5 Organização Industrial. 1. 5.1 Concorrência perfeita. 1.5.2 Monopólio. 1.5.3 Concorrência monopolística. 1.5.4 Oligopólio. 1.6 F alhas de mercado: assimetria de informação, seleção adversa, risco moral. 2 Economia do Setor Público. 2.1 Externalidades. 2.2 Bens Públicos. 3 Teoria da Regulação. 3.1 Princípios e motivação. 3.2 Teorias e conceitos básicos. 3.2.1 Captura, agente-principa l e public choice . 3.2.2 Escolas de Harvard e de Chicago.3.2.3 Regra s per se e de razão. 3.2.4 Estrutura-conduta- desempenho. 3.2.5 Custos de transação. 3.2.6 Poder de mercado. 3.2.7 Mercados relevantes. 3.2.8 Prátic as anticompetitivas horizontais e verticais. 3.2.9 Essential Facilities . 3.2.10 Regra de Ramsey. 3.2.11 Efeito Averch-Johnson da Regulação por Taxa de Retorno. 3. 3 Regulação por incentivos: mecanismos de indução de resultados ótimos. 3.3.1 Price Cap . 3.3.2 Modelos de custo. 3.3.2.1 Custos marginais e a transição do curto para o longo prazo. 3.3.2.2 Backward - e forward-looking . 3.3.2.3 ECPR. 3.3.3 Discriminação de preços. 3.4 Análise do Impacto Regulatório: métodos para an alisar o trade-off entre eficiência, universalização, qualidade e rentabilidade dos serviços regulados. 3 .4.1 Princípios da Análise Custo-Benefício. 3.4.2 E feitos alocacionais de projetos públicos. 3.4.3 Precificaç ão de custos e benefícios. 3.4.4 Critérios de escol ha da taxa de desconto. 4 Econometria. 4.1 Regressão line ar múltipla. 4.1.1Teste de hipóteses para combinaçõ es lineares dos parâmetros em modelos de regressão múl tipla. 4.1.2 Mínimos quadrados generalizados. 4.1.3 Diagnóstico na regressão linear múltipla. 4.1.4 Err os de especificação, atipicidades (" outliers "), autocorrelação, heterocedasticidade e multicolinear idade. 4.1.5 Testes para heterocedasticidade, autocorrelação (Durbin-Watson) e normalidade. 4.1.6 . Medidas Corretivas. 4.2 Análise de dados em paine l. 4.2.1 Mínimos Quadrados Ordinários, Efeitos aleatór ios e efeitos fixos. 4.2.2 Instrumentalização. 4.2. 3 Modelos de equações simultâneas. 4.2.4 Modelos dinâ micos. 4.3 Modelos de equações simultâneas. 4.4 Identificação, variáveis instrumentais, mínimos qua drados em dois e três estágios. 4.5 Estimadores de máxima verossimilhança de informação completa e lim itada. 4.6 Econometria de Séries Temporais, cointegração e o mecanismo de correção de erros; te ste de raiz unitária: modelos VAR e o problema de identificação. 4.7 Modelos Econométricos Dinâmicos e Modelos com Defasagem Distribuída. 4.8 Otimização. 4.8.1 Programação linear. 4.8.2 Program ação dinâmica e equação de Bellman. 4.8.3 Equações diferenciais. 4.9 Avaliação Econômica de Projetos. 4.10 Métodos de Avaliação de Impacto. 4.10.1 Modelo de resultados potenciais. 4.10.2 Método de aleatori zação. 4.10.3 Diferenças em diferenças. 4.10.4 Pareamento. 4.10.5 Variáveis instrumentais. 4.10.6 Regressão descontínua. 4.10.7 Análise de Retorno Econômico. 4.10.8 Cálculo de retorno econômico. 5 F inanças. 5.1 Propriedades dos mercados e dos agente s financeiros. 5.2 Estratégias de investimento. 5.3 F ronteira eficiente. 5.4 Funções de utilidade e aver são ao risco. 5.5 Ativo livre de risco. 5.6 Apreçamentos d e ativos. 5.6.1 Modelo CAPM e suas extensões. 5.6.2 Teoria de Apreçamento por Arbitragem (APT). 5.7 Mat emática financeira. 5.7.1 Regra de três simples e composta, percentagens. 5.7.2 Juros simples e compo stos: capitalização e desconto. 5.7.3 Taxas de juro s: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 5. 7.4 Rendas uniformes e variáveis. 5.7.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 5.7.6 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 5.7.7 Ava liação de alternativas de investimento. 5.8 Avaliaç ão econômica de projetos. 5.8.1 Taxa interna de retorn o e valor presente líquido de um fluxo de caixa. 5. 8.2 Comparação de alternativas de investimento e financ iament
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