Agente Operacional de Sistemas e Saneamento - GSO

Matérias do concurso - CAESBA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público de nível médio para provimento de vagas no cargo de Agente Operacional de Sistemas de Sanemanto - GSO da CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal acordo com edital de 2012 realizado pela CESPE/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Matémática;
  • Noções de Informática;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Código de Ética e Conduta da Caesb;
  • PNQS;
  • Legislação sobre Saneamento;
  • Noções da lei 8.666/93.

Conhecimentos Específicos:

  1. Principais componentes dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, finalidade e importância; estações de bombeamento e elevatórias, estações de tratamento de água potável e de esgotos sanitários; captação, adução, tratamento, preservação e distribuição de água para consumo humano; ramais prediais, micro e macro medição, economias e ligações, índice de perdas do sistema; coleta, afastamento e tratamento de esgotos sanitários; rede coletora, interceptores, caixas de inspeção; peças e materiais empregados especificamente para água e para esgoto; reuso de água.
  2. Princípios de funcionamento, limpeza e conservação de bombas centrífugas, bombas peristálticas dosadoras, roscas e esteiras transportadoras, válvulas, registros, stop logs, comportas, gradeamentos e peneiras mecanizadas, interceptores e emissários de esgoto, tubulações, adutoras, reservatórios de água e caixas de inspeção; Conceitos básicos de hidráulica industrial, mecânica industrial e eletricidade; velocidade, vazão e força de escoamento; pressão e coluna d'água; golpe de aríete.
  3. Noções básicas de química analítica: estrutura de um laboratório de análise química; uso de vidrarias e equipamentos laboratoriais; transporte, limpeza e secagem de utensílios; concentração de substâncias preparo e diluição de soluções; uso de colorímetros portáteis e análises químicas em campo; coleta e preservação de amostras de sistemas de tratamento de água e esgotos; noções de higiene e segurança ocupacional, uso de EPIs e EPCs; emissão, revisão, registro, controle e arquivamento de documentos, boletins analíticos, leitura, registro e interpretação de dados operacionais (vazão, pressão, temperatura, volume, etc.) e demais serviços de natureza administrativa.
  4. Princípios de meio ambiente e ecologia, poluição da água, do ar e do solo e origem das contaminações; ciclo hidrológico, distribuição da água no planeta, doenças de veiculação hídrica. Geração, coleta, transporte, reuso, reciclagem, redução e destino final de resíduos sólidos urbano-sanitários, seus impactos ambientais; problemática, histórico, prevenção e controle de poluição por disposição de esgotos domésticos em corpos hídricos. Processos de tratamento de água e esgoto. Tratamento preliminar, primário, secundário e terciário de esgotos domésticos, disposição final adequada de efluentes tratados, desinfecção. Conhecimento de química geral e biologia aplicado às atividades de controle do abastecimento de água e tratamento de esgotos.
  5. Produtos químicos utilizados no tratamento de água e esgotos: coagulantes/floculantes (sulfato de alumínio, cloreto férrico, sulfato ferroso, PAC); agentes desinfetantes (cloro gasoso, hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, dióxido de cloro, ozônio, ultravioleta); reguladores de pH (hidróxido de sódio, cal vigem); agentes de fluoretação.
  6. Cálculos de dosagem aplicados à área de saneamento, determinação de vazão, concentração de solução, temperatura, leituras de nível de reservatórios, peso, diluição e conversão de unidades. Requisitos para transporte, manuseio, dosagem e operações (troca de cilindros, abertura de válvulas e o manifold) envolvendo cloro gasoso, segundo a Norma ABNT-NBR 13295 (Distribuição e manuseio de cloro) e o texto Manual do Cloro (2004) de autoria da CLOROSUR (Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados).
  7. Legislações concernentes à área de atuação. Federais: Resolução CONAMA 430/11 (Classificação de Corpos Hídricos e Padrões de Lançamento); Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde (Padrões de Potabilidade de Água para Consumo Humano); Lei 8.078/90 (CDC). Distritais/Institucionais: Lei 5.027/66 (Código Sanitário do Distrito Federal).
  8. Conhecimento básico da norma regulamentadora NR10 -"Segurança em instalações e serviços em eletricidade" do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Questões de Concurso

Respondendo prova de simulado

Para treinar e se aperfeiçoar, o ideal é responder a questões que irão testar os seus conhecimentos em concursos públicos. Confira em nossa site.

Questões de Concurso

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso