Cargos do STJ
O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros, escolhidos pelo Presidente da República. A composição se dá da seguinte forma:
- 11 são juízes dos Tribunais Regionais Federais;
- 11 são desembargadores dos Tribunais de Justiça;
- 5 são advogados 5 são membros dos Ministérios Públicos Federais, Estaduais e Distritais.
Há concurso apenas para os cargos de Analista e Técnico do STJ, pois os ministros são indicados pelo Presidente da República e nomeados pelo Senado Federal. O Cargo de Analista do STJ é reservado para os candidatos que possuem diploma de nível superior. Já para o cargo de Técnico, o grau de escolaridade exigido é o diploma de nível médio.
Se você deseja saber mais a respeito dos cargos, leia o edital do último concurso do STJ. Para isso, basta clicar no link abaixo:
Carreira no STJ
O Superior Tribunal de Justiça é um dos órgãos máximos da justiça brasileira, depois do STF. Pois é o STJ quem decide a legislação que vigorará no nosso país. Além disso, o STJ também é responsável por resolver litígios que não foram resolvidos nas instâncias inferiores.
O Superior Tribunal de Justiça zela pelo fiel cumprimento da Constituição Federal e pela aplicação das leis específicas em cada caso.
Se você deseja saber mais a respeito da carreira dos analistas do STJ, entre na página do Superior Tribunal de Justiça. Para isso, basta clica no link abaixo:
Concurso do STJ
O concurso para o Superior Tribunal de Justiça é muito visado pela maioria dos concurseiros. Seja pela estabilidade financeira, seja pelo status e reconhecimento que o cargo oferece. O STJ é um dos principais órgãos do Brasil e, trabalhar nele, gera alto grau de valorização de seus servidores pela sociedade.
Muitos candidatos sonham em um lugar no STJ, por isso que o concurso é tão concorrido. Se você deseja concorrer a uma das vagas no Superior Tribunal de Justiça, saiba as matérias que caem no concurso, e comece a se prepara já. Para saber o conteúdo da prova, basta clicar no link abaixo: