Quando a minha filha me solicitou que escrevesse o meu depoimento de vitória sobre "passar no concurso" fiquei pensativa e recordei dos inúmeros heróis anônimos que como eu passaram num concurso público a despeito de todas as adversidades que enfrentaram.
Muitas vezes só nos lembramos dos grandes feitos e dos grandes heróis, porém, nos esquecemos dos heróis do cotidiano, que realizam feitos que mudam as suas vidas e das pessoas que o cercam. Para esses inúmeros heróis que enfrentam o cotidiano, batalhas diárias, com coragem, sem esmorecer, até atingir a vitória, a esses heróis, dedico esse depoimento. Entre essas pessoas estão os meus filhos.
Em 1980 eu estava casada e tinha dois filhos pequenos, de 5 e 3 anos. Pela manhã ficava em casa e a tarde frequentava a faculdade de Geografia para concluir o bacharelado. Resolvi, então, fazer o concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal porque o meu marido na época era Auditor da Receita.
Numa determinada manhã inscrevi-me num cursinho para facilitar o estudo e direcioná-lo adequadamente. Nesse mesmo dia, à tarde, a secretária do cursinho me telefonou dizendo que não haviam aceito a minha inscrição porque eu tinha graduação em Geografia e eles estavam formando uma turma específica de Contabilidade e Direito. Fiquei arrasada. Senti-me derrotada. Nem pagando me queriam no cursinho porque achavam que as minhas chances eram mínimas. Reagi. Levantei a cabeça e afirmei: Pois, agora eu vou passar!
A partir daquele dia, todos os dias, eu estudava das 22 horas as 02 horas. Nesse horário as crianças já estavam dormindo e a casa estava silenciosa. Nos fins de semana, meu marido levava as crianças para passear e eu reforçava os estudos. Estudei sozinha com apostilas e livros. De vez em quando convidava uma colega para estudar comigo. Venci as barreiras de conteúdo porque a minha formação era Geografia e tive que estudar muitas matérias que nunca tinha visto como Contabilidade, Direito e Economia.
Passei no concurso de 1980, nessa época se chamava Auditor do Tesouro Nacional-AFTN. O que parecia impossível, aconteceu.
"O que era impossível hoje é mais que um troféu, uma prova que Deus é fiel".