É obrigatório tomar posse na mesma cidade em que fez a prova?
Nem sempre o candidato é obrigado a tomar posse na mesma cidade em que fez a prova. É uma decisão discricionária do órgão.
Geralmente o candidato faz a opção do local de assumir a vaga no momento em que faz sua inscrição no concurso. Da mesma forma, é no ato da inscrição que o candidato define onde irá fazer as provas de concursos públicos. E essa decisão é respeitada pelo órgão, independentemente da ordem de classificação geral.
No entanto, existem concursos federais, em que o candidato escolhe o local em que irá assumir a vaga após a posse. Neste momento, ocorre uma audiência com todos os aprovados, e eles vão escolhendo as localidades, de acordo com a classificação decrescente no concurso público.
Para os candidatos que desejam alterar a localidade em que assumiram a vaga, após a posse, o procedimento é outro. Os aprovados devem esperar o prazo do estágio probatório, que é de 3 anos. Após atingida a estabilidade, pode-se pedir a mudança de local, que se chama Remoção. Entretanto, não é certo que o órgão irá aprovar o pedido de remoção, pois é uma decisão discricionária, que pode levar tempo.