Papéis Gerenciais
Os papéis gerenciais fazem parte do comportamento e das atividades desempenhadas pelos gerentes em uma organização. Para executar bem esses papéis, é necessário ter bom relacionamento interpessoal (colegas do mesmo nível de trabalho, com os superiores, etc.) dentro e fora da empresa (clientes, fornecedores, executivos, etc.).
Henry Mintzberg em seu estudo sobre comportamento gerencial, no livro Mintzberg on Management: Inside ou Strange World of Organizations, da década de 70, ao contrário de Henry Fayol, que dizia que os administradores somente planejam, organizam, dirigem e controlam, acredita que os gerentes tem muitas outras funções. Ele classificou a existência de três tipos de papéis ou atividades, na qual os eles devem executar diariamente:
Papéis interpessoais
Formado pelo relacionamento com outras pessoas.
» Ser chefe - fazer a recepção de pessoas num evento;
» Ser líder - influenciar seus liderados;
» Ter um elo de ligação - rede de contatos.
Papéis informacionais
Formado pela obtenção e transmissão de informações com as pessoas.
» Ser monitor - compreender o dados;
» Ser disseminador - de informações, de fora para dentro;
» Ser porta-voz - de informações, de dentro para fora.
Papéis decisionais
Formado pela realização da tomada de decisão nas organizações.
» Ser empreendedor - cria soluções;
» Ser mediador - resolve conflitos;
» Ser administrador de recursos - gerencia os recursos da empresa;
» Ser negociador - mediar interesses.
Para refletir
O nível do gerente e sua especialidade irão influenciar nesses papéis de acordo com a função que ele desempenha na organização. Para entender sobre processo decisório, conheça mais sobre Tomada de Decisão nas Organizações.