O Desenvolvimento Organizacional é um processo que está relacionado com a Teoria Comportamental. O autor que iniciou os estudos sobre essa teoria foi Leland Bradford. Essa teoria aborda os estudos do comportamento humano e da estrutura. Além disso, é um esforço para alterar comportamentos, valores, atitudes e estrutura de uma organização para que a organização se adapte as mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.
Variáveis do Desenvolvimento Organizacional
- O meio ambiente, a influência das mudanças no ambiente organizacional, crescimento tecnológico, crescimento das comunicações, crescimento do conhecimento, etc;
- A organização, falando de assuntos como flexibilidade, dinamismo e proteção contra as consequências geradas por agitação ambiental;
- Grupo social, que envolve situações relacionadas a conflitos, comunicação e liderança;
- A pessoa.
Comportamento Organizacional
As teorias que envolvem o comportamento organizacional tiveram origem a partir da Revolução Industrial do século XVIII e XIX. O surgimento de novas máquinas tornaram os métodos utilizados até aquela época defasados. As empresas possuíam poucos gerentes, mas com o crescimento das linhas de montagem se tornou necessária uma mudança.
Quatro segmentos influenciaram a evolução dos acontecimentos relacionados ao crescimento do Comportamento Organizacional. O primeiro deles foi a administração científica que abordava as etapas de produção e a eficácia do comportamento. Já a outra abordagem trata sobre os princípios da administração aumentado a eficácia dos processos realizados pelos gerentes para obter resultados.
Uma outra abordagem aborda a característica de que uma empresa é um sistema, uma armação inter-relacionada que pode ser afetada pelo ambiente e recebe o nome de abordagem dos sistemas abertos. O Comportamento Organizacional se refere a relevância das pessoas em uma organização.
Saiba Mais
Organizações: Conceito e Classificação
A sociedade convive com vários tipos de organizações que exercem atividades em vários setores da economia. As organizações existem para a produção de bens e serviços que atendem as necessidades das pessoas. Uma organização está relacionada ao conjunto de ideias, pessoas e valores para chegar a um senso em comum. Com o crescimento da demanda de consumo, as organizações tem que competir para fornecer os melhores produtos e bens e são controladas por organizadores. Uma organização pode ser dividida através do fato de ser mais flexível ou não. Além disso, ela pode ser separada pela sua flexibilidade.
A Importância de uma organização no âmbito mundial
A função desempenhada pelas organizações atualmente é de muita relevância, uma vez que são elas que influenciam as necessidades dos seres humanos que usufruem dos produtos e incentivam a produtividade. São empresas complexas, mas que conseguem administrar bem ao peso exercido pelos fatores sociais, econômico, cultural, político e tecnológico.
Conceituando o Comportamento Organizacional
Estudo do comportamento dos seres humanos nas organizações com ênfase nas atitudes das pessoas. Essa análise visa reduzir as faltas, aumentar a produtividade e melhorar o caráter de cidadania na empresa.
Propósitos
O estudo do comportamento organizacional prevê controlar explicar e prever o comportamento dos funcionários. Primeiro é necessária a explicação para entender as causas e razões para algumas ocorrências na empresa. Já a previsão está relacionada com ações para reduzir os impactos de acontecimentos futuros. O controle é uma tarefa mais complicada, pois é bastante difícil ter controle sobre as ações humanas que movimentam uma organização. Esse último parâmetro ajuda na eficiência do trabalho.
Características Identificadas
Uma das principais características identificadas é que o estudo do comportamento humano em uma empresa ajuda o administrador. Se trata de uma ciência aplicada que envolve administração, sociologia e psicologia. As escolas de pensamento vão sendo centralizadas de maneira gradual e ocorre a junção dos desenvolvimentos técnicos/conceitual e aprendizado natural. Além disso, há o envolvimento da eficiência, eficácia e satisfação. É feita uma análise dos comportamentos: produtividade, cidadania, faltas no trabalho e rotatividade de pessoal.
Variáveis
As variáveis são: habilidades interpessoais, local de trabalho, planejamento, estrutura e clima organizacional.
Oportunidades e Desafios do Comportamento Organizacional
- Crescimento da produtividade e na qualidade de uma organização;
- Avanço de algumas características do funcionário com o uso de motivação, treinamento, liderança, avaliação de desempenho, boa comunicação, dentre outros;
- A variedade dos funcionários é algo que deve ser administrado com extrema eficiência. Envolve características como a raça, sexo e etnia;
- Trabalhar com a globalização e outras culturas;
- Fortalecer funcionários;
- A inovação é algo que deve ser estimulado pelas empresas para incentivar também a produtividade. Os funcionários podem ajudar nas inovações implantadas, mas também podem ser um impendimento para que isso ocorra. Os administradores devem reduzir a aversão dos funcionários a mudanças.
- A empresa deve saber lidar com a temporariedade e a compreensão do comportamento organizacional ajuda em um mundo empresarial em que é importante ser flexível e espontâneo. Além disso, ajuda a superar as opiniões contrárias a mudanças;
- Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso envolve a flexibilização e gerenciamento de possíveis problemas;
- Os funcionários não são mais leais a empresa. Isso ocorre principalmente devido ao caráter financeiro;
- Manutenção da competitividade e da motivação dos empregados;
- Estabelecer um ambiente ético para os empregados para que isso possa refletir na produtividade da empresa.
Mudanças nas Organizações
O conceito estabelecido pelo Desenvolvimento Organizacional está intimamente relacionado a capacidade de uma organização de se adaptar as mudanças. Justamente por isso ele se baseia em alguns conceitos. Confira quais são:
Conceito de Organização
União de diversas atividades realizadas individualmente no intuito de realizar ações idealizadas com o ambiente. Cada empresa está inserida em um meio ambiente e por isso o relacionamento desta com esse meio é de extrema importância. Ou seja, sua estrutura e funcionamento devem estar em acordo com as condições do meio em que trabalha. Os estudiosos da Teoria do Desenvolvimento Organizacional são contrários ao conceito usual de organização.
Conceito de Cultura Organizacional
A cultura organizacional trabalha com hábitos, valores e convicções baseados nas relações sociais comuns nas empresas. A política de uma organização não permanece igual e sofre modificações influenciados por fatores externos e internos. Enquanto algumas empresas se renovam outras ficam atreladas a normas mais antigas e ultrapassadas. Ou seja, para alterar uma empresa é necessário alterar suas políticas.
Os estudiosos do Desenvolvimento Organizacional dão mais importância ao caráter interno de uma empresa. Esse clima organizacional está muito relacionado as necessidades dos empregados que atual na organização. O estado de espirito deles, ou seja, como eles se sentem, pode deixar o clima agradável ou desagradável.
Conceitos de Mudança
O mundo se encontra em ambientes que estão em mudança constante e justamente por isso as empresas devem adaptar-se de maneria rápida para que possa continuar operando. As mudanças ocorrem graças a forças internas ou externas àquela empresa. As forças se dividem em exógenas e endógenas.
Forças Endógenas: Força que surge internamente e está relacionada as interações, as emoções e ao desempenho dentro de uma organização.
Conceito de Desenvolvimento
O desenvolvimento é algo considerado inevitável para cada empresa, ou seja, é um processo natural. Esse processo é gradual para atingir um ponto em que a empresa consegue atingir suas idealizações. A organização deve buscar ser eficiente no intuito de se adaptar e manter no mercado independente da função exercida
Estratégias de Mudança
Mudança revolucionária: As mudanças ocorrem e muitas vezes são contraditórias ou acabam com a organização da empresa.
Desenvolvimento Sistemático: As pessoas responsáveis estudam como está a organização no momento e quais são as ações para que ocorra uma mudança. Essas sugestões de mudança ocorrem com base no entendimento dessas pessoas responsáveis.
Etapas da Organização
As organizações podem ter distintas formas com base no período ou ambiente em que está inserida. As empresas passam por cinco etapas diferentes:
Fase Pioneira
é o princípio da organização realizada pelo seus fundadores e esse é o momento propício para inovações.
Fase de Expansão
ocorre o crescimento da empresa e o aumento de suas ações juntamente com o crescimento de atividades e participação. Nesse momento é necessário nivelar a produção empresarial com as influências ambientais.
Fase de Regulamentação
a empresa cresce mais e devido a isso se faz necessário uma organização maior entre os diversos setores da organização. Nesse ponto é necessário estabelecer parâmetros, hábitos e processos na empresa.
Fase de Burocratização
com o crescimento da produção, a organização se torna uma rede burocrática onde é necessário estabelecer padrões e um sistema de procedimentos e leis para reger todas as etapas do trabalho.
Fase de Reflexibilização
fase onde mais é vista o desenvolvimento organizacional. A organização volta a olhar para o seu meio de maneira mais inovadora (da forma como pensava na fase pioneira) e flexível.
Modelos de Desenvolvimento Organizacional
O Desenvolvimento Organizacional faz com que a empresa altere sua organização comportamental e formal. Confira os modelos de D. O:
Modelos ligados a alterações estruturais: reflete sobre a situação do ambiente de trabalho dos funcionários, a tecnologia usada pela empresa ou sobre a estrutura. Exemplos de tipos de alterações estruturais: mudanças na empresa, mudança nos locais de trabalho, mudanças nos processos de operação e mudança nos produtos.
Modelos ligados a alterações comportamentais: incentivo para uma maior participação e comunicação dentro da empresa. Exemplos: reuniões para comparação de opiniões, incentivo de equipes, cuidado com possíveis conflitos entre os grupos, etc.
Modelos ligados a alterações comportamentais e estruturais: esse tipo de modelo é mais complexo e reunido. Se baseia em formas distintas de abordagem com estratégias e sequências que se diferenciam.