É a União das Nações Sul-Americanas formada pelos países integrantes do Mercosul e da Comunidade Andina de Nações. Esses doze países tem como propósito a integração Sul-Sul. Em 2004, com a Declaração de Cuzco, a Unasul formou-se com a assinatura dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Diferença entre Mercosul e Unasul
O Mercosul tem foco em atividade econômica e política entre os países, enquanto a Unasul visa a integração em nível de infra-estrutura, como o IIRSA. Pois os membros da Unasul são mais heterogêneos, quando comparados aos membros do Mercosul.
Racionalidade
Como a Política Externa Brasileira é caracterizada pela legitimidade e pela continuidade, a Unasul é uma escolha racional, sendo continuada pelos governos. Sabendo-se que o equilíbrio econômico é favorável aos países desenvolvidos, surge a necessidade de tornar o mundo mais multipolar e mais democrático . Por isso, é necessário fazer um redesenho da balança mundial de poder. Portanto, já que o Brasil não possui excedentes de poder, a solução racional e lógica é a Integração (ou seja, CASA e Unasul).
Objetivos da Unasul
Ganhos de Escala
Na nova teoria econômica não há concorrência perfeita, por isso a empresa precisa de muita escala para que seja viável. Por exemplo, a indústria automobilística só é viável devido aos ganhos de escala, tanto no Brasil quanto na Argentina.
Ampliação do Comércio
O comércio entre Unasul tem crescido muito. Em 2003, o comércio era de 5 bilhões de dólares e em 2007 cresceu para 105 bilhões de dólares.
Globalização
Como a globalização é assimétrica, a Unasul surge para compensar os efeitos negativos da globalização. Então, a Unasul criou-se do esforço dos países em tornar a globalização mais simétrica.
Integração de Infra-Estrutura
A economia de todos os países sul-americanos está voltada para o litoral, porque são países exportadores. Por isso, é preciso investir na infraestrutura, para acabar com os efeitos negativos da falta de recursos.
Ampliação do Poder de Barganha
Como os países sem excedentes de poder são mais ouvidos em blocos econômicos pequenos, o poder de barganha assume relevância. Caso contrário, esses países (como o Brasil) não teriam importância na Orhanização das Nações Unidas (ONU). Portanto, a Integração (como a Unasul) é uma escolha racional para evitar o isolamento externo.