São procedimentos a serem realizados nos trabalhos de auditoria.
Principais Técnicas de Auditoria
1. Exames Físicos
Comprovação visual da existência física, autenticidade (fidedignidade do item), quantidade e qualidade. É um procedimento complementar que permite verificar se há correspondência com os registros/documentos do órgão.
2. Circularizações/Confirmações Formais
Obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não vinculadas ao órgão/entidade de fatos pertinentes às operações do mesmo. Só tem validade quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto, tem participação no processo. Esse tipo de instrumento é usado para evitar que haja influência ou modificação, por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens objeto do processo. É dividido em dois tipos:
Positivo - confirmação formal e pode ser usado de duas formas:
- Branco: quando não colocam-se valores nos pedidos de confirmação;
- Preto: quando ultilizados saldos ou valores a serem confirmados.
Negativo - na falta de confirmação, o auditado aceita os valores colocados, geralmente usado como complemento do pedido de confirmação positivo.
3. Exame da Documentação Original
Comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle sejam evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações. Condições que devem ser atendidas: Autenticidade, Normalidade (refere-se a operação normal de acordo com os objetivos da empresa); Aprovação (aprovados por pessoa autorizada); Registro (registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência contábil, fiscal etc)
4. Conferência de Somas e Cálculos
O mais simples e o mais completo, pois quase a totalidade das operações do órgão/entidade envolvem valores, números, etc.
5. Exames dos Lançamentos Contábeis
Constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais etc., além de possibilitar levantamento específicos nas análises, composição de saldos, conciliações etc.
6. Entrevistas
Formulação de perguntas e obtenção de respostas adequadas e satisfatórias. Deve-se evitar questionamentos desnecessários, não objeto da auditoria. As respostas podem ser obtidas através de declarações formais ou informais. Toda informação obtida deve, dentro do possível, ser examinada constatando-se sua efetiva comprovação e veracidade.
7. Exame de Livros e Registros Auxiliares
Constituem o suporte de autenticidade dos registros principais examinados, mas há sempre o perigo destes registros também possam não ser autênticos.
8. Correlação entre as informações obtidas
9. Observação das Atitudes
Poder de constatação visual, depende da argúcia, conhecimento e experiência do auditor.
10. Orientação quanto à utilização das técnicas
- Apos ter avaliado os sistemas de controle interno, o auditor deve traçar a extensão de seu trabalho, definindo procedimentos ou técnicas de auditoria a serem aplicadas;
- Durante a execução do trabalho, deve-se verificar qual a melhor forma de obtenção das provas necessárias, avaliando as provas e informações obtidas;
- Poderão surgir novas provas ou evidências de erros. Não existe uma técnica voltada para a detecção de fraudes ou erros culposos;
- A prática adequada dessas técnicas, conjugada com os objetivos traçados, permitirá ao auditor executar o programa de auditoria de acordo com tais objetivos e com a segurança fornecida pelos sistemas de controle internos avaliados.