É um plano de ação detalhado, podendo ser completado quando circunstâncias imprevistas recomendarem. Deverá contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com vistas a determinar a extensão e profundidade, considerando a legislação específica, o resultado de auditorias anteriores, normas próprias da entidade a ser auditada, etc.
Poderá ser específico ou padronizado.
Deve conter:
- Objetivo da auditoria;
- Eficácia da atividade, segundo seus objetivos;
- Aprimoramento da atividade, otimização dos resultados e redução de custos administrativos e operacionais;
- Exame de situações específicas;
- Estudo e avaliação dos sistemas de controle interno, contábil e administrativo, considerando a eficiência das normas e procedimentos, pessoal envolvido, fragilidades detectadas, etc.
Controle de Qualidade
Tem como objetivo estabelecer controle ou exercer continua fiscalização sobre as atividade de auditoria, identificando os possíveis desvios ocorridos, suas causas, adotando medidas corretivas com vistas ao aperfeiçoamento das mesmas.
Programa de Controle
Conjunto de testes de comprovação definidos e que deverão ser feitos sobre os controles internos administrativos, operacionais, patrimoniais e contábeis já avaliados.
Papéis de Trabalho
Documentos que fundamentam o trabalho do auditor.
Notas de Auditoria
Documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área auditada, no decorrer dos exames, das irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria.