Anteriormente, essa ciência era conhecida como economia política, depois evoluiu para economia apenas. A palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (lei, norma) e significa a gestão da casa ou de algo público. O conceito foi sendo desenvolvido por filósofos na Grécia Antiga, e depois do século XVI, no período da Idade Moderna, um conjunto de ideias e práticas elaboradas sobre o pensamento econômico foi encontrado no Mercantilismo, na Europa.
A economia pode ser definida como uma ciência social que estuda as relações do indivíduo e a sociedade no emprego de recursos, produção, distribuição e consumo de bens e serviços, com intuito de satisfazer as necessidades humanas. Ela é uma área ampla e deve ser estudada com conceitos de outras áreas do conhecimento como Sociologia, Direito, Antropologia, Psicologia, Ética e Política.
No decorrer do tempo, pensadores econômicos como David Ricardo, Adam Smith, Karl Marx, dentre outros, que viveram em épocas diferentes, foram reformulando e inserindo novos conceitos à economia.
Através dela, é possível entender muitos problemas econômicos existente na sociedade como por exemplo, o preço da tomate ser maior em determinados períodos, o valor de imóveis e alugueis aumentar, a importância da taxa de juros para os investimentos, porque um país deve se preocupar com o PIB, dentre outras questões. A essas perguntas, são propostas teorias para determinada realidade econômica, utilizando gráficos e modelos, fazendo análises, por meio da econometria. A economia é dividida em quatro áreas: Microeconomia, Macroeconomia, Economia Internacional e Desenvolvimento e Crescimento Econômico.
Microeconomia
Conhecida também como Teoria de Preços, analisa a formação de preços no mercado, através da alocação de recursos de modo alternativo e estuda o comportamento entre produtores e consumidores no mercado que participam.Divide-se em:
- Teoria do Consumidor: baseia-se nas preferências do consumidor, estudando comportamento, preços e demanda de produção;
- Teoria de Empresa: baseia-se no trabalho e capital dentro de uma empresa, com intuito de maximizar lucros e maior demanda de seus produtos no mercado;
- Teoria de Produção: baseia-se no processos de produção e suas consequências no produto final.
Macroeconomia
Analisa, a partir de processos microeconômicos, o comportamento agregado de uma economia (um país, uma região), tais como: renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
As principais metas da macroeconomia são: aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescimento da economia, solucionar conflitos de objetivos. Divide-se em cinco mercados:
- Mercado de Bens e Serviços: analisa o nível de produção agregada bem como o nível de preços;
- Mercado de Trabalho: analisa os tipos de mão-de-obra, taxas de salário e níveis de emprego;
- Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central, que determina a taxa de juros;
- Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda;
- Mercado de Divisas: analisa as exportações e entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
Economia Internacional
É a área responsável pelo estudo das condições de equilíbrio do comércio exterior e também dos fluxos de capitais. Assim, trata da atividade econômica de cooperação entre países, com objetivo de trocas monetárias, compra e venda de mercadorias, tecnologias, matérias-primas, visando promover desenvolvimento de todos os participantes envolvidos.
Desenvolvimento e Crescimento Econômico
Área da economia responsável pelo estudo da novas tecnologia, afim de aumentar a produção de bens e serviços para a sociedade, além de trabalhar no processo de acumulação de recursos escassos.
A construção de cidades, estradas, indústrias, avanços tecnológicos, aquisição de bens e toda ação de enriquecimento individual e público é o que podemos chamar de desenvolvimento econômico.
O crescimento econômico torna-se uma consequência do desenvolvimento. Uma das formas mais comuns de aferir o crescimento econômico de um país, ou determinada região, é calculando seu PIB – Produto Interno Bruto. O PIB é um dos indicadores de uma macroeconomia, representação monetária de todos os bens e serviços em um determinado período (mês, semestre, ano).