O que é Sistema de Amortização?
Primeiramente, é importante compreender que a amortização significa o processo de encerramento de uma dívida por meio de pagamentos periódicos realizados com base em planejamento. Cada prestação é correspondente ao total do reembolso do capital, aos juros do saldo devedor, ou de ambos os casos.
O que é Sistema de Amortização Constante (SAC)?
Quando a extinção de um empréstimo estiver associada a prestações com inclusão de juros, quitando partes iguais do valor total da dívida, estamos falando do Sistema de Amortização Constante (SAC). Para este caso, o reembolso equivale a valores de amortização iguais ao saldo devedor. Como os juros diminuem a cada prestação, no SAC o valor delas é decrescente. O valor da amortização é calculado da seguinte forma: divide-se o valor principal pelo número de parcelas, ou seja, os períodos de pagamento.
Diferença entre o SAC e o SAF
SAF (Sistema de Amortização Francês), ou Tabela Price, é um método utilizado no pagamento de empréstimos com a seguinte e principal característica: apresentar prestações (ou parcelas) iguais. A diferença entre SAF e SAC consiste de que este tem prestações constantes e decrescentes. O SAF é bastante utilizado nos financiamentos bancários. Entretanto, o SAC é preferência como se trata de financiamentos habitacionais. O Sistema de Amortização Constante substituiu o SAF pelo seguinte motivo: não fazer cobrança de juros sobre jutros.
Características do Sistema de Amortização Constante
As principais características de definem o SAC, são:
- Utilização de parcelas decrescentes;
- Amortização constante;
- Uso de juros decrescentes;
- E o saldo devedor também é decrescente.
As fórmulas utilizadas por esse sistema são:
Fórmula do cálculo da amortização: A= C/t
Cálculo da Prestação: P= A + J
Calcular Juros: J1 = SD0 x i
Representações:
P: Valor da prestação
C: Valor do Capital (Entrada, aplicação inicial)
J: Juros
t: Prazo
i: Taxa de Juros
SD0: Saldo Devedor do período Anterior
Análise de Investimento
Semelhante ao Sistema de Amortização Francês, o SAF, a análise de investimento só se diferencia pelo fato de que as prestações não são constantes. Um dos conceitos importantes relacionados a esse assunto e que são muito importantes de serem estudados são: Taxa Interna de Retorno (TIR), Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e Valor Presente Líquido (VPL) ou Valor Atual Líquido (VAL).
Taxa Interna de Retorno (TIR)
O TIR é definido como uma taxa de desconto sobre um futuro investimento, em que o Valor Presente do fluxo de caixa se iguala ao próprio investimento. O seu cálculo se dá por meio de um processo de tentativa e erro. O TIR também é utilizado como taxa de desconto quando os valores presentes do líquido do custo e dos retornos se igualam a zero. Outra característica é que é possível existir mais de uma taxa interna de retorno para determinado conjunto de fluxos de caixa. O investimento neste caso torna-se aceitável quando a taxa excede o retorno exigido, a chamada taxa de atratividade.
Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
A TMA é um valor mínimo que o investidor está proposto a ganhar ao fazer um investimento, em se tratando de taxa de juros. Também representa o máximo que alguém se propõe a pagar ao fazer um financiamento.
Valor Presente Líquido (VPL)
O VPL também pode ser denominado como valor atual líquido (VAL), ou método do valor atual, e por meio de uma fórmula matemática, possui a propriedade de determinar o valor presente de desconto dos pagamentos futuros, com uma taxa de juros apropriada. O VPL só não determina o cuso do investimento inicial. Esse método é capaz, basicamente, de estipular o calculo de quanto os futuros pagamentos estaria valendo atualmente, somados a um custo inicial.