Segundo Maria Odila Leite Dias, ocorre a Interiorização da Metrópole, ou seja, ocorre maior integração sócio-econômico cultural entre as elites do reino e as elites do sudeste, já que a metrópole agora está no sudeste, pois a Coroa saiu de Portugal para o Rio de Janeiro.
Medidas Iniciais
- A Economia brasileira é extremamente robusta quando D.João VI chega ao Rio de Janeiro;
- Abertura dos Portos, em 1808, à Inglaterra, no qual fica claro o fim do Pacto Colonial entre Brasil e Portugual;
- Incentivo aberto às manufaturas-metalurgia, à Casa da Moeda, à extração de ferro, cobre e ouro. Mas não é o início das relações internacionais brasileira, por causa dos tratados.
1810: Tratados com Inglaterra que são prejudiciais aos produtos portugueses. Consistia em Ingleses ter autorização para tudo, menos navegação de cabotagem, comércio de ouro e pau-brasil, que eram monopólios portugueses. Nessa época ocorre o fim da inquisição no Brasil, que anulavam as manufaturas brasileiras. Ou seja, o Brasil não teve crescimento econômico, enquanto a Inglaterra comercializava produtos brasileiros.
Difusão do Modelo Liberal:
Transição da Colônia brasileira de uma esfera de influência do Mercantilismo português, para a órbita do Liberalismo britânico.
O Brasil deixa de ser colônia de Portugal para se submetar aos tratados com Inglaterra. A Inglaterra teve elevado crescimento econômico por conta do comércio com o Brasil.