As primeiras notícias de que existe ouro no Brasil chegam à Portugal no final do século XVIII.
Entradas: Paulistas a procura de ouro;
Momento Inicial
Levou 195 anos para encontrar ouro, ainda assim, o caminho do ouro era muito difícil de ser percorrido, pois passava por duas serras. Quando se descobre, provoca a Febre do Ouro, que são migrantes de diversas partes, em busca de enriquecimento fácil, já que o ouro era de Aluvião, que fica na beira do rio. A consequência é explosão demográfica. No nordeste, os senhores de engenho vão para Minas Gerais procurar ouro, tendo em vista a concorrência do açúcar de beterraba nas Antilhas.
Arraiáis: acampamento de garimpeiros sem infra-estrutura, porque ninguém mais consegue produzir alguma coisa. A carestia era muito alta, além da fome e das epidemias.
O Estado Português não está presente neste primeiro momento.
A civilização do ouro é urbana. Os bandeirantes têm vantagem neste momento inicial, pois eles dominam junto com os emboabas, que não eram nem paulistas e nem bandeirantes.
Guerra dos Emboabas
Ocorreu entre Paulistas e Emboabas de 1708 a 1710. Bandeirantes capturavam índios, mas não repassavam lucros à Coroa, o que estimulava o tráfico negreiro. A Guerra dos Emboabas trouxe um aumento dos lucros da Coroa Portuguesa, que fez presença fiscal em busca de impostos.
Apogeu
Em 1725 há declínio do ciclo aurífero. Assim, os donos de fazenda começam a plantar feijão, milho, trigo para abastecer a zona aurífera. Marquês do Pombal assume o poder até 1750, quando ocorre nova Virada, com presença da Coroa Brasileira baseada no fiscalismo.
Datas Auríferas
São lotes de terra que a coroa distribui para quem tivesse o maior número de escravos. Para centralizar a extração do ouro e garantir cobrança mais eficiente do Quinto, a Coroa cria as Casas de Fundição (proibição de ouro em pó e circulação do ouro bruto), para evitar desvios e roubos. Dessa forma, o outro só podia circular em forma de pepitas.
A Arraía miúda, que são os faiscadores pobres, se revoltam em 1720, na Revolta da Vila Rica ou Revolta de Felipe dos Santos, pois queriam acabar com as casas de Fundição.
Declínio
1750 Período Pombalino,
1750-1777 Dona Maria a Viradeira, que enfraquece a burguesia e desfaz todos projetos que Pombal havia construído. Dona Maria foi afastada e D. João transmigrou a corte para o Rio de Janeiro. Foi um período de enfraquecimento do clero e da aristocracia, com aumento dos intelectuais. O Estado Português está se fortalecendo e está vencendo a dependência criada no Tratado de Methuen.
Vencer as Dependências
Surge o Despotismo Esclarecido como forma de vencer a dependência econômica. Os impostos pagos à Colônia continuam sofrendo aumentos sucessivos, o que gera descontentamento da elite intelectual. O Despotismo esclarecido foi um movimento brasileiro que seguiu a linha do Iluminismo francês.
Período Mariano
O Período Mariano ocorreu de 1777 a 1816. Houve declínio da Extração de Ouro desde 1725, por dois motivos: os Colonos começam a sonegar e também porque não tinha mais tecnologia para pegar ouro mais profundo.
1755: Terremoto de Lisboa favorece a Finta, extração de 100 arroubos de ouro por ano, por isso há a possibilidade de a Colônia ficar sempre devendo.
Derrama: Direito da Coroa de cobrar coletivamente impostos e de pegar bens da população. Ou seja, era o Monopólio Real sobre o Distrito Diamantino.
Nessa época, alguma mobilidade social era permitida, foi quando surgiu Chica da Silva.
Expulsão de Jesuítas deu a ilusão à Pombal de que ele poderia obter o controle da sociedade, mas não foi o que aconteceu.
1763: Mudança da Capital, de Salvador para o Rio de Janeiro, para ficar mais perto do Prata, onde haviam conflitos. Essa mudança ocorreu por dois motivos: conter os conflitos e também para fiscalizar a extração de ouro.
1776: Independência das Treze Colônias na América do Norte, que inspira a Inconfidência Mineira. Pois mineiros sonhavam com uma república tão livre e próspera quanto a América inglesa.
1780: Ocorre o Renascimento Agrícola e a Renovação Educacional, que era laica, sem a presença de padres. A Coroa Portuguesa vai para Minas Gerais, pressionar os colonos, já que o ouro está acabando. Neste momento, D. Maria proíbe as manufaturas em 1785 e em 1795. No século XVIII começam a surgir as ideias iluministas. Saiba mais sobre o movimento iluminista acessando o site Idade Moderna!
1789: Inconfidência Mineira, que ocorre antes da Revolução Francesa. A Inconfidência foi um movimento de elites, que estavam se sentido prejudicadas pela Derrama. Não era como os movimentos nativistas, pois era Separatista e Republicano. Tiradentes foi esquartejado como símbolo. Da mesma forma que a inconfidência mineira, no Haiti estava ocorrendo a independência, que também era um movimento de elites. Diferentemente, a Conjuração Baiana era um movimento popular. Foi o 1º projeto a tentar abolir a escravidão.
Consequências do Período Minerador
- Foi criado uma civilização urbana, um modelo urbano que não existia antes.
- Criação de uma camada média da população, formada por funcionários públicos da coroa, tabeliães, juízes, integrantes do exército, padres com função de cartório.
- Havia maior mobilidade social, pois muitos escravos foram alforriados, como consequência do contrabando do ouro
- Ocorreu difusão da mão-de-obra africana, porém a indígena era pouco expressiva
- Surgiu um percursor do mercado interno, formado por feijão, milho e mandioca o eixo econômico se transfere do nordeste para a região centro-sul oportunidade de maior difusão cultural, por causa de uma sociedade mais complexa
- Em 1808 D. João permite a imprensa no Brasil
- Surge o Barroco, como movimento estético autônomo
- Ocorre maior difusão das ideias da ilustração
- Elite brasileira possui maior grau de autonomia da Elite Portuguesa, pois muitos brasileiros iam estudar em Coimbra.