A identidade corporativa é a definição que a empresa procura passar, mas nem sempre coincide com sua imagem corporativa. Trata-se de uma série de características que torna uma organização diferente das demais. Esse termo engloba cultura organizacional, comportamento corporativo, comunicação corporativa e identidade visual.
Identidade define o que a empresa é, com base na missão, na visão e nos valores.
Imagem Corporativa
Forma com que a empresa é percebida pelo publico externo e interno, com base na identidade organizacional. Além disso, os meios de comunicação e as relações interpessoais ajudam na formação da imagem organizacional. A imagem é formada com base no que a empresa comunica e nas suas ações.
Imagem X Identidade
A identidade corporativa é pensada pela empresa com base na missão, visão e valores que deseja passar ao público. A imagem não depende diretamente da empresa. Ela se forma com base na percepção do público, baseada nas ações da empresa e nas relações informais.
Identidade Visual
A identidade visual possui um logotipo e uma logomarca com cores características, que tornam aquela empresa única no mercado e na lembrança do consumidor. Algumas pessoas confundem logotipo com marca, mas aquele é criado para que seja reconhecido rapidamente pelo público. Nem sempre vem acompanhado de tipografia, mas consegue impactar os consumidores e ser reconhecido.
Tipografia
Esse elemento visual de uma empresa deve ser objetivo, legível e claro, pois estará disponível nos mais diversos meios de divulgação. No meio online é preciso ter cuidado redobrado, porque o tamanho da tela, o browser diferentes e o dispositivo usado podem influenciar a tipografia.
Cores
Para escolher as cores utilizadas na identidade corporativa, o profissional deve considerar as características públicas e culturais da empresa. Pesquisar uma combinação de cores e seus significados é essencial para ter harmonia e conquistar os consumidores.
Marca
Define o que a empresa representa e o valor dessa marca é o retrato de como o público vê sua empresa ou se diferencia no mercado em que atua.
Qualidade
É uma das etapas mais importantes da identidade visual de uma organização, pois especifica as políticas, os procedimentos e as políticas. Uma empresa que disponibiliza produtos de qualidade tem mais chances de conquistar o cliente. A qualidade deve ser levada para todas as etapas da empresa.