O concurso público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é um dos mais disputados para vagas de ensino médio no Brasil. Geralmente, os cargos selecionados são: atendente comercial, operador de triagem e transbordo e carteiro. O conteúdo inclui, além de prova prática, provas de matemática, português e informática.
O conteúdo é simples e o candidato poderá se preparar melhor para a seleção. Apesar disso, é preciso atentar-se ao estilo da banca examinadora, muitas delas avaliam na prova o raciocínio lógico do concurseiro. É preciso fazer simulados, se atentar as pegadinhas e treinar resolvendo as provas anteriores.
Estude com as apostilas grátis do Ok Concursos:
Ao observar o edital, verifique cada item da lista e as atribuições da função a ser escolhida. Já na prova prática, que são os testes físicos realizados nos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo, o ideal é se exercitar fisicamente, pois essa etapa é de caráter eliminatório.
A escolha do cargo de nível médio no concurso dos Correios
Além do conteúdo, é importante conhecer o cargo que deseja. Saiba quais as atribuições de cada um deles para o concurso:
- Atendente Comercial: responsável por atender e vender objetos postais, estabelecendo um contato direto com o público.
- Operador de Triagem e Transbordo: faz a triagem e seleção das correspondências e outros objetos, em que o funcionário fará um esforço físico no levantamento de peso (aproximadamente 30 kg) e atividades repetitivas.
- Carteiro: entrega cartas e objetos externamente, não importando as condições climáticas.
Além dessas, há outras funções como: auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
Cargos de nível superior nos Correios
Existem concursos dos correios que também selecionam candidatos para cargos de nível superior:
- Administração;
- Direito;
- Informática;
- Engenharia;
- Arquivologia;
- Comércio Exterior;
- História;
- Museologia;
- Psicologia;
- Pedagogia;
- Comunicação Social, etc.
Apesar disso, é importante ficar atento ao edital, pois há cargos que além da graduação, exigem experiência na área ou registro no órgão ou no Ministério do Trabalho.
Esse concurso oferece muitos benefícios, como plano de carreira, de cargo, desenvolvimento profissional e vários outros previstos pelas normas internas da ECT.