O Brasil alcança um novo patamar
Entre 2005 e 2009, o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil permitiu que o Brasil alcançasse um novo patamar no mercado turístico global.
Para realizar o balanço desse período é preciso considerar os objetivos pelos quais se faz um plano de marketing: vender mais (medido em número de turistas ou receita gerada no país); melhorar a posição competitiva do país frente aos concorrentes diretos; melhorar a imagem e o posicionamento, ou imagem comparativa; gerar uma posição que permita superar as crises externas e internas.
O crescimento do turismo
Recorde na entrada de divisas: De 2003 a 2008, a evolução na entrada de divisas em dólares por meio do gasto de turistas estrangeiros foi de 132% e evidencia o sucesso de buscar turistas que fiquem mais tempo, visitem mais cidades turísticas e gastem mais em sua estada no Brasil.
Gastos de turistas estrangeiros no Brasil (2003 - 2008)
Lugar de destaque na exportação de serviços
Em 2008, o turismo figurou entre os principais itens da pauta de exportação do país, em quinto lugar. Na pauta de serviços, foi o líder na geração de receitas.
Balança de Exportação de Serviços
Número crescente
A evolução do número de turistas de 2003 a 2008 também apresentou crescimento positivo, de 22,2%, e deve sempre ser analisada levando em conta as condições de acessibilidade aérea, a situação econômica dos mercados e a posição geográfica do Brasil, de longa distância dos principais emissores do mundo.
Número de turistas estrangeiros no Brasil
A melhoria da posição competitiva do Brasil
Os concorrentes diretos do Brasil definidos inicialmente foram países da América Latina e Caribe, tendo em vista os resultados dos dados e pesquisas em 2004. No detalhe de cada um dos países prioritários do Plano Aquarela, o Brasil é, em 2008, o destino líder em 15 países e o segundo nos 6 restantes.
Número de cidades que realizaram eventos internacionais
O impacto econômico gerado para o país com a realização desses eventos foi atestado por pesquisa realizada em 2008 e 2009 pela EMBRATUR, por meio da Fundação Getúlio Vargas. Em 36 eventos pesquisados, a pesquisa constatou que 285 dólares são o gasto médio do turista de evento internacional no Brasil.
Uma projeção realizada pela Fundação Getúlio Vargas para os 254 eventos internacionais realizados no Brasil em 2008 aponta que os gastos diretos dos participantes estrangeiros deixaram no Brasil 122,6 milhões de dólares.
Entre as grandes economias de turismo
A Conta Satélite do Turismo 2009, estudo do WTTC - World Travel and Tourism Council,coloca o Brasil na 13ª posição no ranking da economia do turismo, entre 181 países pesquisados. O WTTC leva em conta diversos aspectos, desde as receitas e empregos gerados pelo turismo até investimentos públicos e privados no país.
Mais competitivo
No Relatório sobre Competitividade em Turismo do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2009, o Brasil cresceu quatro posições em relação ao relatório de 2008 - do 49ºpara o 45º lugar. É líder na América do Sul e ocupa a segunda posição na América Latina.
Melhoria da imagem e posicionamento comparativo do Brasil
Identidade reconhecida
Na pesquisa qualitativa realizada pela EMBRATUR com turistas estrangeiros em visita ao Brasil em 2009, a Marca Brasil é reconhecida por 22% dos entrevistados, um índice excepcional, levando em conta o pouco tempo de existência.
Imagem consolidada
Na pesquisa qualitativa com turistas estrangeiros no Brasil em 2009, a imagem do país é configurada principalmente com os elementos Natureza e povo - apontados como o que o Brasil tem de mais positivo. Infraestrutura e serviços de qualidade aparecem já com 11% de citações.
Evolução positiva da imagem na mídia
O trabalho realizado pelo Programa de Relações Públicas da EMBRATUR com a imprensa internacional trouxe avanço na qualidade das informações sobre o Brasil divulgadas na mídia estrangeira, além de uma grande diversificação de destinos que foram motivo de reportagens realizadas por jornalistas convidados para visitar o Brasil. A análise realizada pelo Monitor Brasil, ferramenta de monitoramento online da mídia em dez países, mostra que Economia, Cultura e Turismo são os elementos retratados de forma mais positiva.
Posição diante de crises
O trabalho de planejamento consistente do Ministério do Turismo nos últimos anos, com o Plano Nacional de Turismo e o Plano Aquarela, permitiu que o Brasil tenha hoje uma situação que o favoreceu frente à recente crise mundial. A melhoria econômica do país nos últimos anos gerou um importante aumento do turismo interno.
Um segundo elemento é a diversificação dos mercados emissores de turismo para o Brasil. A evolução de 2004 a 2008 mostra a potencialização dos mercados de proximidade da América do Sul, o que os coloca em uma melhor posição frente à crise econômica mundial.
Comparado com seus competidores diretos, o Brasil tem a maior diversificação de mercados emissores, o que gera menor dependência no caso de crises específicas nas diferentes regiões ou nas crises mundiais.
Com esses objetivos alcançados, o Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR, inicia uma nova etapa de atualização do Plano Aquarela para o período 2010-2020, incorporando a responsabilidade de mostrar o Brasil para o mundo durante a grande oportunidade da Copa do Mundo de Futebol em 2014, os Jogos Olímpicos em 2016, e de potencializar para o turismo os enormes ganhos de imagem nos anos seguintes.