A seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público de nível médio para provimento de vagas no cargo de Técnico em Sistemas de Saneamento - TSS (área Agrimensura da CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal acordo com edital de 2012 realizado pela CESPE/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.
Conhecimentos Gerais:
- Língua Portuguesa;
- Matémática;
- Noções de Informática;
- Lei Orgânica do Distrito Federal;
- Código de Ética e Conduta da Caesb;
- PNQS;
- Legislação sobre Saneamento;
- Noções da lei 8.666/93.
Conhecimentos Específicos:
- Desenho topográfico: conceito, normas gerais NB -8 da ABNT; desenhos de plantas topográficas planimétricas e planialtimétricas - processos gráficos e processos analíticos (interpolação e obtenção de curvas de nível, desenho e interpretação de perfil topográfico do terreno, conhecimento de softwares utilizados em desenhos topográficos - Topograph, AutoCad 2010, etc., noções de elaboração de plantas de loteamentos, cálculo de áreas por meio de processos gráfico e(ou) analítico).
- Topografia: conceito; planimetria e altimetria, topologia; unidades de medidas -lineares, angulares, superfície; prática instrumental; prática de campo (caderneta de campo, croquis, teodolito, tren a e balizas); avaliação de superfícies; cálculo analítico de coordenadas -altimétrico e planialtimétrico; triangulação topográfica; conhecimentos de equipamentos para topografia automatizada; cálculo de poligonais em softwares específicos de topografia; declinação magnética; transformação de rumo magnético em rumo verdadeiro.
- Elementos de astronomia e geodésia: sistemas e coordenadas; posição geográfica por satélite; determinação do norte geográfico; identificação das aplicações e restrições do sistema UTM; transporte de coordenadas planas retangulares (UTM); transformação de coordenadas e sistemas geográficos; diferença entre equipamentos GPS de navegação, topográfico e geodésico e suas aplicações; entendimento das etapas de campo necessárias para um levantamento GPS; identificação dos principais sistemas de projeção, suas aplicações e seus sistemas de referência.
- Urbanização: posicionamento das vias: da rede de água potável, esgoto sanitário, pluvial, energia elétrica e telefone, cruzamento em nível; projeto e locação de loteamentos; levantamento cadastral; desmembramento e remembramento; loteamento rural.
- Introdução à ciência do solo: noções de geologia (conceitos básicos, geomorfologia, minerais, rochas, intemperismo); aspectos da ação geológica das águas subterrâneas e de superfície; solos (conceitos básicos, formação do solo, pedogênese); morfologia do solo; aspectos morfológicos que caracterizam o perfil do solo; noções físicas do solo (densidade, porosidade, compactação, etc.); classificação do solo (conceito e tipo de solo); noções de edafologia.
- Educação ambiental: conceito básico de ecologia; climas (conceitos gerais e estações do ano); ciclos e fenômenos naturais (chuvas, vento, etc.); cerrado (situação geográfica, clima, solo, fauna e vegetação); interferência humana na natureza; ecologia urbana e saneamento básico; noções de legislação ambiental (CONAMA, Agência Ambiental, IBAMA, outras instituições); reserva legal, área de preservação permanente, uso do solo urbano.
- Informática aplicada: introdução de dados e cálculo de cadernetas de campo em softwares específicos; altimétria (parâmetros e configurações para interpolação de curvas de nível).
- Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). Componentes dos sistemas de água e esgoto.
Veja aqui apostilas grátis para estudo:
Confira aqui o edital: