Cargos no Senado Federal
De acordo com o Edital de 2012, há cargos de nível médio e superior. O cargo de nível médio é Técnico Administrativo e o salário é entre 8 mil e 9 mil reais.
Os cargos de nível superior são Analista e Consultor. Analista é para graduações específicas, como Direito, Comunicação, Relações Internacionais, Economia, entre outros. O salário é por volta de 18 mil. E para o cargo de Consultor, qualquer nível de formação é permitido. A remuneração de um Consultor é por volta de 21 mil reais.
Se você deseja conhecer as matérias do concurso Senado Federal, basta clicar no link abaixo:
Carreira no Senado Federal
O Senado Federal possui um ótimo ambiente de trabalho para seus funcionários. Possui uma biblioteca com amplos acervos completos e atualizados. Além disso, a remuneração é bastante atrativa, para a carga horária exigida (40 horas semanais). Por fim, o Analista se sente privilegiado por trabalhar em um dos órgãos mais importantes do País.
O Plano de Saúde do Senado é o Sistema Integrado de Saúde (SIS), que é bastante completo e abrange toda a família. Além disso, o servidor do Senado pode receber apartamento funcional e auxílio pré-escolar para crianças com até 6 anos.
Você pode obter mais informações na própria página do Senado Federal, basta clicar no link abaixo:
Portal do Servidor do Senado Federal
Concurso do Senado Federal
Para prestar o concurso do Senado Federal é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais e ter no mínimo 18 anos. Geralmente o concurso ocorre a cada 3 anos, mas não é regra.
A prova é composta de 2 etapas, com objetiva e discursiva. Mas não há prova física. Você pode fazer o download gratuitamente da Apostila do Senado Federal, basta clicar no link abaixo:
Esse concurso é um dos mais concorridos do país. A vantagem é que, historicamente, o Senado costuma chamar mais candidatos do que as vagas previstas inicialmente.