Cargo no TCU
Embora os tribunais geralmente integram o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas da União integra o Poder Legislativo. O Auditor do TCU contribui com o controle externo das contas do Governo Federal, já que os próprios órgãos já possuem um controle interno.
O concurso de 2013 ofereceu 29 vagas e foi organizado pela banca Cespe. Para se inscrever não é necessário ter graduação em nenhuma área específica, basta ter curso superior em qualquer área de formação.
No ato da inscrição, o candidato deve optar pela cidade em que deseja ser lotado. Essa lotação inicial só pode ser alterada após um período mínimo de 3 anos de efetivo exercício. Se você deseja visualizar o edital de 2013, basta clicar no link abaixo:
Carreira no TCU
O Auditor do TCU realiza tarefas relativas à fiscalização da arrecadação pública, bem como o controle da aplicação de recursos da União.
Segundo edital de 2013, a remuneração inicial de um Auditor do TCU é por volta de 11 mil reais. Uma remuneração bastante atrativa, inclusive um dos principais motivos para a concorrência acirrar-se a cada ano.
Além disso, a carreira oferece diversos benefícios como plano de saúde, auxílio alimentação, auxílio creche, diárias em viagens e cursos de capacitação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Se você deseja saber mais sobre a carreira de Auditor do TCU, você pode acessar a página do Tribunal de Contas da União, para isso, basta clicar no link abaixo:
Concurso no TCU
O Tribunal de Contas da União é comandado por 9 ministros vitalícios, indicados pelo Presidente da República e pelo Senado Federal.
Além dos ministros, o corpo funcional do Tribunal de Contas da União também é formado por auditores concursados por provas ou provas e títulos.
O concurso do TCU vem sendo realizado pelo CESPE/UnB em duas etapas, sendo a primeira etapa correspondente a prova objetiva e discursiva; e a segunda etapa corresponde ao curso de formação.
O curso de formação tem duração de 120 horas, aproximadamente um mês. No curso, os candidatos são avaliados quanto ao seu rendimento e quanto a frequência, ambas de caráter eliminatório.
No concurso são exigidos conhecimentos jurídicos, financeiros e auditoriais. Se você deseja saber mais a respeito da bibliografia exigida na prova, basta clicar no link abaixo: