Menu

Mariza Santos

Concursada pelo GDF (Governo do Distrito Federal) desde 1989.

Eu fiz o curso Normal já pensando em fazer concurso para a área de Educação.

Entrei na grande maratona de estudar para concursos, mas logo percebi que não estava nem um pouco preparada. Quando fiz meu primeiro concurso eu já estava casada e com os dois primeiros filhos pequenos. Tive que levar o Rodrigo, meu segundo filho, no dia da prova porque eu ainda o amamentava. Não fui nada bem e não passei. E me bateu aquela depressão "pós-concurso".

Continuei estudando em casa, com uma apostila velha que alguém tinha me dado e na época a minha situação e a do meu marido era bastante complicada, vivíamos com um pouco mais do que um salário mínimo e não tínhamos dinheiro para pagar um cursinho. Fiz o segundo concurso e não passei novamente. Meu tempo era muito pouco para estudar porque eu era dona de casa, tinha que lavar, passar, cozinhar e cuidar de duas crianças pequenas. Fiz o terceiro concurso e mais uma reprovação. Mas eu era perseverante e não desistia. Então foi aí que percebi que o grande vilão nos concursos para mim era a matemática, nas demais matérias me dava bem.

Ao fazer o quarto concurso já morávamos em nossa própria casa, até em então vivíamos de favor em uma e meus filhos estavam com 3 e 4 anos. Eu estudava à noite enquanto as crianças dormiam. Resolvi atacar a minha dificuldade e estudava muito mais matemática do que os outros conteúdos. O resultado dessa prova saiu e eu tive uma grande surpresa, passei em matemática e fiquei por duas questões em português. Dentro de mim havia uma mistura de sentimentos, estava feliz e triste ao mesmo tempo. Entraram com recursos e foram anuladas algumas questões de português e no resultado final meu nome estava na lista dos aprovados e fui classificada na 17ª colocação. Um excelente resultado. Aprendi muito estudando sozinha. Hoje quando olho para a prova que eu fiz nem acredito que consegui passar, vejo que estava muito difícil. Não demoraram a me chamar para assumir o cargo, foi questão de poucos meses. Minha vida mudou muito de lá para cá. Sou apaixonada pelo o que eu faço, pelos meus alunos e sinto que estou contribuindo para o futuro e a educação do meu país.

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Melhores Concursos

mulher lendo livroVocê está em busca da vaga dos seus sonhos? Conheça quais são os principais órgãos federais com os cargos mais disputados do país.

Melhores Concursos