A expansão do território brasileiro se deu de diversas formas, conforme explicitado a seguir.
Causalidade
- Jurídica
- Ideológica
- Econômica
Jurídica
Acontece a ocupação cada vez mais intensa para o interior do país, em direção ao sertão. Essa ocupação era favorecida pela União Ibérica. Os portugueses que se estabelecem em Belém, em 1606, recebem autorização para garantir uma reação com outros franceses e espanhóis, pois possuem precedente jurídico para viabilizar essa expansão.
Ideológica
Mito Ilha Brasil
Há o mito de que o Brasil seria uma Grande Ilha interligada. Essa é uma visão ideológica, com informação geográfica, que favorece a expansão de pessoas pelo território. Segundo esse pensamento, os territórios são extensos, sem obstáculos, o que facilitaria o percurso a pé ou a cavalo.
Econômica
A principal riqueza colonial brasileira era a cana-de-açúcar, que estava plantada no litoral do país. Para abastecer a cana, era necessário a criação de gado para facilitar o transporte e a distribuição da cana-de-açúcar. Dessa forma, a pecuária se expande para o Centro-Sul do país, com a criação extensiva de gado, no século XVIII.
Bandeiras
Os bandeirantes fazem a prospecção de ouro, patrocinados pela Coroa. Nesse contexto, os bandeirantes são expulsos do território, por causa da Guerra dos Emboabas (entre paulistas e emboabas).
Ocorre também a apreensão de Índios, que são levados para o sul do país, para trabalhar nas fazendas de cana e, posteriormente, café.
Belém, 1616: Drogas do Sertão
As drogas do sertão também forma motivo para expansão do território brasileiro. Os bandeirantes foram para Belém do Pará extrair especiarias nativas da florestas brasileiras. Essas especiarias faziam grande sucesso entre os europeus, que ainda não conheciam a maioria delas. As principais especiarias eram:
- Cacau
- Canela
- Cravo
- Baunilha
- Guaraná
Em 1689, os portugueses fundam a Colônia do Sacramento na Bacia do Prata, para ocupar o território.
O Tratado de Tordesilhas nunca foi revogado, mas perdeu a eficácia durante a União Ibérica.