Menu

Aquarela 2020

Planejamento da estratégia - A visão do futuro

Para construir a estratégia de comunicação do turismo brasileiro para a promoção internacional foram usados os conteúdos que respondem a suas questões: O que queremos ser? O que vamos promover?

1. O que queremos ser: a visão 2020

A visão é a formulação da imagem desejada para o país no mercado turístico no longo prazo. Ou seja, como queremos ser vistos pelo mercado, pelo turista potencial, pelo mundo, no futuro? A resposta encontrada, a partir do diagnóstico, foi:

O Brasil é um país ao qual sempre temos que regressar. Um país extenso e intenso, onde encontramos e sentimos. Um país excelente e competente. Um país com grande diversidade natural e cultural. Um país com identidade própria, onde o povo define e marca esta diferença. Um país moderno, modelo de sustentabilidade. O Brasil é um país sensacional!

Baseado nesta mensagem desejada, foi definido um novo posicionamento ou imagem comparativa para o Brasil como destino turístico. Sem em 2004 o posicionamento era se diferenciar de seus principais concorrentes latino-americanos, a posição competitiva alcançada nos últimos cinco anos permite agora uma evolução em que o Brasil está em condições de competir com novos atores. O país passa a se comparar e competir com outros destinos líderes no turismo mundial, buscando consolidar a sua liderança, nos principais países, nos grandes segmentos.

A construção dessa estratégia no mercado internacional será feita a partir da segmentação para mercados-alvo. Ou seja, para cada região do mundo são definidos os principais competidores em cada segmento de promoção turística do Brasil.

2. Os objetivos do Plano Aquarela 2020

Ao analisar os objetivos estabelecidos pelo Plano Aquarela em 2004, para o cenário de 2010, é possível constatar que já foram alcançados:

  • O Brasil é o destino líder no turismo da América do Sul;
  • O Brasil faz parte do imaginário de latinidade, onde estão Argentina, México e Caribe;
  • O Brasil é um dos dez destinos mais importantes do mundo na realização de eventos internacionais, de perfis variados;
  • O Brasil está distanciando-se cada vez mais do imaginário exótico;
  • A Marca Brasil já tem um reconhecimento e valor de mercado.

A partir de agora, seja do ponto de vista da promoção do turismo, seja pela realização dos grandes eventos esportivos, é necessário formular uma nova estratégia de futuro. Para continuar consolidando o que foi feito até agora e alcançar novos objetivos, é preciso:

1. Mostrar o Brasil como um país continental, imenso, com uma grande diversidade de oferta turística em segmentos e produtos;

2. Desenvolver uma arquitetura para a marca Brasil baseada em quatro eixos:

Destino Brasil, marca guarda-chuva que expressa o posicionamento global desejado pelo país como destino turístico;

Segmentos do Brasil, marcas para os segmentos prioritários de promoção, definidos segundo o número de turistas potenciais e que já visitaram o Brasil, a receita gerada por permanência e gasto diário, e a oferta disponível em patamar internacional, hoje e no futuro;

Produtos Brasil, que considera o apoio e a parceria dos grandes atores privados do turismo mundial no exterior - tais como operadoras, companhias aéreas, empresas internacionais líderes que operam produtos próprios no Brasil e os promovem no mercado internacional (hotelaria, resorts, cruzeiros, produtos especiais) e as empresas de eventos de diversos perfis;

Priorizar o fortalecimento do mercado latino-americano como emissor para o Brasil, mantendo a estratégia de diversificação de mercados europeus e norte-americanos.

Além disso, trabalhar para mudar o cenário competitivo do Brasil, implantando uma estratégia segundo a acessibilidade, considerando três regiões emissoras:

Mercados vizinhos, do continente americano, com uma cultura comum de latinidade;

Mercados intercontinentais, da Europa ocidental e incluindo também os Estados Unidos e Canadá;

Mercados muito distantes, com conexões e com uma acessibilidade difícil e que podem formar roteiros sul-americanos.

3. As metas para 2020

Para o cálculo das metas do número de turistas que podemos ter anualmente até 2020, são utilizados os dados disponíveis hoje e são feitas estimativas de crescimento anual, considerando a previsão de crescimento excepcional nos anos da Copa do Mundo Brasil 2014 e das Olimpíadas Rio 2016 e da tendência desse crescimento nos anos posteriores a esses eventos. Vale observar que, na estimativa, os dados de crescimento do número de turistas de países que receberam os dois grandes eventos foi analisado; assim como as diferenças existentes entre eles e o Brasil, tais como: países vizinhos, acessibilidade aérea e terrestre, tempo de voo até o país, situação enquanto destino turístico e de eventos em anos anteriores a esses eventos excepcionais.

O crescimento do Brasil deve liderar o desempenho previsto na América do Sul em 2009 e 2010, como assinala a própria OMT, na edição de outubro de sua publicação Barômetro do Turismo Internacional. Estima-se para o Brasil um crescimento de 1% acima do previsto para o conjunto da América do Sul para 2009 e 2010, a partir dos patamares de 2005.

O crescimento dos anos 2014 e 2016, segundo dados das edições anteriores da Copa do Mundo e de Jogos Olímpicos, é aproximadamente de 15% sobre o ano anterior, mas para a tendência de futuro aos anos seguintes à sua realização, essas taxas de crescimento não são consideradas. Grande parte da oferta de voos nos anos de realização dos eventos será por meio de fretamentos e haverá um pequeno aumento dos voos regulares, o que deve levar a uma queda do número total de visitantes nos anos de 2015 e 2017, em relação aos anos anteriores.

Para o aumento dos gastos dos visitantes, o esforço de aumento da permanência, dos roteiros integrados, a apresentação do país e sua diversidade deverão acontecer junto com o aumento dos negócios, dos turistas por motivação de esportes, eventos e incentivos. Todos são clientes com gastos médios superiores aos de lazer.

Com esses pressupostos, as metas numéricas mais importantes para o período são:

Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020.

  • aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020;
  • aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 380 mil no ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016 sobre os anos anteriores;

Crescimento anual sustentado - Metas

Gráfico Crescimento Anual Sustentado

As condições necessárias

Para atingir os objetivos e metas propostos, um investimento em marketing necessário deve ser disponibilizado.

Em um contexto de crescimento do turismo, os países estão aumentando seus investimentos promocionais no mundo. Para que o Brasil se mantenha e avance no cenário competitivo, é importante ter um investimento por turista, no mínimo, equivalente ao dos países que são seus concorrentes diretos. É também importante garantir um orçamento de marketing equivalente a 1% da receita marginal gerada a cada ano sobre o ano anterior, pelo turismo no Brasil, além dos orçamentos extraordinários que devem ser dedicados à Copa do Mundo Brasil 2014 e às Olimpíadas Rio 2016.

No ano 2010, estima-se um investimento mínimo de 140 milhões de reais, nos quais já está incluído o orçamento especial de lançamento da promoção turística da Copa Brasil 2014, que se inicia assim que for encerrada a Copa 2010 da África do Sul. A partir de 2010, o investimento previsto é de 25 reais por turista, em valores de 2009.

Nos anos seguintes, o orçamento necessário será calculado de acordo com as estatísticas de receita gerada e com os novos dados de investimento competitivo que se apliquem ao mercado em função da evolução turística regional e mundial.

4. Países prioritários: onde promover?

O investimento por países e o estabelecimento de prioridades combina dois elementos: a estratégia regional definida (mercados vizinhos, intercontinentais e muito distantes) e a formulação das prioridades por países (de acordo com os níveis de atratividade para cada país e a posição competitiva do Brasil diante de seus concorrentes).

Dessa forma, são usados vários fatores para definir os países prioritários. O primeiro são as possibilidades de crescimento de cada país emissor, ou atrativo do mercado. Este fator valoriza o número de turistas de cada país e a receita gerada pelos gastos de acordo com a motivação e permanência média no Brasil. Considera também a capacidade de crescimento de mercado em cada um dos países, tanto o aumento do número de visitantes como da receita. O segundo fator é a posição competitiva, ou seja, a capacidade de crescimento do Brasil em cada mercado, e também as restrições impostas a este crescimento, derivadas do acesso aéreo ou terrestre.

É importante esclarecer que, desde 2007, independentemente do orçamento, uma condição para o estabelecimento de prioridades é a existência de acessibilidade direta - dessa forma, todos os novos voos diretos ou novos acessos terrestres passam a ser considerados.

A partir desses critérios, a matriz de prioridades estratégicas foi determinada com a indicação, por cores, dos países prioritários.

Gráfico Países Prioritários

Países Azuis: pelo seu volume atual ou sua importância para o turismo mundial, bem como pela acessibilidade e interesse pelo Brasil são considerados de altíssima prioridade.

Países Verdes: pelo seu volume atual e pela predisposição para viajar ao Brasil, são também de alta prioridade.

Países Amarelos: hoje representam um volume pequeno, mas podem crescer devido ao interesse pelo Brasil.

Países Brancos: têm hoje um volume pequeno, mas podem constituir-se em oportunidades a serem consideradas. Seu desenvolvimento deve ser monitorado e, de acordo com as circunstâncias, resultar em ações pontuais de oportunidade.

O plano de ação

O planejamento da promoção turística internacional do Brasil atende tanto à continuidade das ações desenvolvidas nos países prioritários para ampliar a presença do país em termos de comercialização e imagem como uma série de inciativas que integram, à promoção, as oportunidades geradas com a realização da Copa e das Olimpíadas.

Todas as ferramentas de que a EMBRATUR dispõe estarão à disposição deste planejamento integrado, trabalhando os públicos internacionais que devem ser abordados - o mercado turístico, a imprensa internacional e o consumidor final.

1. Alinhamento de ações

A promoção internacional envolve diversos atores, várias políticas públicas e parceiros da iniciativa privada necessários para enfrentar o desafio de comunicação do país como destino turístico na próxima década. Para isso, o alinhamento de políticas, ações e planejamentos será essencial para garantir resultados. O plano de ações para este alinhamento envolve:

Alinhamento com as políticas gerais do Ministério do Turismo no planejamento e execução das atribuições do turismo para a Copa, por meio do Grupo de Trabalho designado para esse fim.
Trabalho interno da EMBRATUR para a preparação e coordenação do Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil, que passou a incorporar a Copa do Mundo a partir do planejamento de 2008 e as Olimpíadas a partir de 2009, com todas as suas particularidades e cronogramas próprios.

Os principais aspectos abordados foram:

Definição do cronograma de trabalho da equipe da EMBRATUR; a interface com a equipe do Ministério do Turismo; e o cronograma de reuniões e alinhamento com outras áreas do Governo Federal inicialmente Ministério do Esporte, APEX Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, SECOM - Secretaria de Comunicação da Presidência da República e Ministério das Relações Exteriores.

Início da construção de parcerias com as entidades líderes do trabalho local com a Copa do Mundo de Futebol FIFA e os Jogos Olímpicos: a CBF - Confederação Brasileira de Futebol, por meio do LOC - Comitê Organizador Local; e o COB - Comitê Olímpico Brasileiro, por meio de seu comitê local.

Realização de seminários internos envolvendo diretores e gerentes da EMBRATUR, com a participação da consultoria Chias Marketing, para elaboração do primeiro documento de planejamento, cronograma de atuação e grandes temas a cargo da EMBRATUR para a Copa do Mundo Brasil 2014, em março de 2009, e para os Jogos Olímpicos Rio 2016, em novembro de 2009.

Elaboração de notas técnicas e do documento referencial que orienta o trabalho de construção do Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil.

  •  Reuniões e visitas externas, com destaque para:

Viagens realizadas de estudos e aprendizado de melhores práticas à Alemanha e África do Sul. Reuniões realizadas com a FIFA para compreensão do calendário mundial do futebol, funcionamento da Copa e adequação à realidade brasileira.

Reuniões com a South Africa Tourism (Copa 2010) para troca de informações, experiências e assinatura de um acordo de cooperação entre o Brasil e a África do Sul no campo do turismo.

Participação na Copa das Confederações na África do Sul, para observação de práticas quanto ao turismo e reconhecimento de possibilidades de promoção durante a Copa de 2010.

Reunião e preparação de acordo de cooperação entre a EMBRATUR e o Visit Britain (Olimpíadas 2012) para troca de experiências entre o turismo brasileiro e inglês em novembro de 2009.

Realização, em parceria com o Comitê Local da Copa 2014 CBF / FIFA do III Seminário das Cidades-Sede, com o tema Promoção do Turismo, em novembro de 2009.

Participação no SOCCEREX, feira de futebol realizada na África do Sul, em novembro de 2009, em parceria com o Ministério do Esporte e cidades-sede brasileiras.

  • Fase de diagnóstico e pesquisas que subsidiaram toda a elaboração do Plano Aquarela 2020, que incluíram:

Pesquisa com o turista estrangeiro que visita o Brasil para verificar como a imagem do país mudou desde 2004 e como está atualmente nosso posicionamento - julho 2009.

Novas Pesquisas adquiridas pela EMBRATUR de institutos internacionais sobre comportamento de mercados emissores para o Brasil e seus concorrentes - junho 2009.

Pesquisas com operadores de turismo estrangeiros com o propósito de verificar a presença do Brasil como destino turístico enter os distribuidores no exterior - julho 2009.

Pesquisa de demanda internacional 2008 realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da FIPE - outubro 2009.

Reuniões setoriais de turismo do Brasil, com os diversos segmentos, entidades e líderes do setor público e privado, para identificar sugestões, preocupações e interagir no processo de elaboração do Plano Aquarela 2014 - junho e julho 2009.

Relatórios de imagem do Brasil como destino turístico no exterior com análise do período 2005 a 2009. Os documentos foram elaborados com os recursos do programa de relações públicas, da ferramenta Monitor Brasil e assessoria de comunicação da EMBRATUR.

A agenda 2010

O cronograma de ações preparado para 2010 será o ponto de partida para aproveitar as grandes oportunidades que começam, a partir do encerramento da Copa da África do Sul, com o período de grande exposição do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Janeiro a Julho

Preparação das ações em parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, APEX, EMBRATUR e CBF, que serão executadas durante o mundial da África do Sul para dar o início à promoção do Brasil como sede da Copa de 2014.

Início da agenda de promoção comercial do Brasil no exterior - que compreende ações da campanha de publicidade nos países prioritários, ações de relações públicas com a imprensa internacional e eventos de apoio à comercialização no exterior.

Participação para observação de melhores práticas e aprendizado nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver; estabelecimento de troca de experiências com o turismo do Canadá.

Realização de visita à Austrália para conhecer a experiência do Tourism Austrália na Olimpíadas de Sidney 2000.

Preparação da Campanha global de congratulações à África e convite para visitar o Brasil Sensacional 2014, a ser veiculada a partir de julho 2010, logo após o encerramento da Copa da África do Sul.

Realização de ação de relações públicas com operadores de turismo, empresários estrangeiros e jornalistas da imprensa internacional convidados para o carnaval do Rio de Janeiro, em parceira com a APEX.

Apresentação no Brasil da nova campanha publicitária que será veiculada a partir de julho de 2010 ao final da Copa da África do Sul.

Lançamento dos programas especiais de promoção internacional para a Copa do Mundo Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016: relações públicas; apoio à captação e promoção de eventos associativos e esportivos e grupo de incentivos.

Entrega às cidades-sede, pela EMBRATUR, de um kit de material promocional e informativo unificado, com a mesma mensagem e identidade visual, a ser usada no exterior a partir de julho de 2010, a saber:

  • edição especial de livro para apresentar o Brasil e as 12 cidades-sede da Copa em quatro idiomas: inglês e francês, que são os idiomas esportivos, além do espanhol e português;
  • vídeo especial sobre o Brasil e as 12 cidades-sede para utilização no exterior, também em quatro idiomas;
  • página web especial, em quatro idiomas, sobre a Copa do Mundo para apresentação do Brasil e das 12 cidades-sede. Essa página especial será utilizada para incorporar todas as notícias e informações sobre o turismo no Brasil para os estrangeiros que desejarem vir à Copa em 2014;
  • banco de imagens sobre o Brasil e as 12 cidades-sede para utilização pelos órgãos de turismo brasileiros, entidades esportivas, imprensa internacional e empresas.

Julho a Dezembro

Com o encerramento da Copa da África do Sul, inicia-se a promoção do Brasil como sede em 2014. O plano operacional inclui ações na África do Sul e países selecionados, de acordo com a prioridade estabelecida pelo Plano Aquarela e com as oportunidades específicas geradas por eventos ligados à Copa do Mundo de Futebol.

Na África do Sul

Durante a realização do evento, o Brasil terá espaços para exposição e relacionamento com públicos específicos, como imprensa, formadores de opinião e família esportiva, além do grande público presente aos jogos e eventos. Especialmente, o programa de relações públicas terá a função de atuar com a imprensa credenciada e não credenciada na África do Sul para disponibilizar conteúdos e imagens sobre o Brasil como sede da Copa 2014.

O Espaço Brasil, durante a realização da Copa da África do Sul, será compartilhado por todos os atores públicos nas diversas esferas, além da família esportiva brasileira. As ações incluem acompanhamento dos jogos da seleção brasileira em ações de rua, exposição de produtos brasileiros em espaços comerciais e eventos culturais que possam mostrar a diversidade brasileira e a alegria da nação que receberá a Copa em 2014.

Pelo mundo

Realização de eventos de promoção do Brasil como sede da Copa de 2014 no período de encerramento da Copa de 2010, acompanhando os eventos funfest da FIFA.

Início da campanha de comunicação global do Brasil como sede da Copa 2014, incluindo publicidade e ações de relações públicas em diversos países.

Os programas de comunicação digital e de relações públicas estarão, a partir desse momentos, atuando de forma intensiva e com permanente atualização, trazendo interação e realizando ações criativas sobre o turismo do Brasil para o mundo.

A agenda 2010/2012 e 2012/2016

Até 2012, teremos um período de exposição moderada. Até a realização das Olimpíadas de Londres, em 2012, a atenção da mídia esportiva mundial estará concentrada nesse evento. Também a realização da Eurocopa, nesse ano, atrai a atenção dos europeus ao próprio continente. Os patrocinadores estarão ainda com seu foco concentrado nesses eventos.

No entanto, a Copa do Mundo no Brasil já estará em pauta, o que exigirá um plano de exposição de marketing e grande atividade de relações públicas, com monitoramento e fornecimento de conteúdos sobre as medidas que estarão sendo tomadas para receber a Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

Um momento que exigirá uma ação mais ofensiva será a realização dos Jogos Mundiais Militares em 2011, no Rio de Janeiro, que deverá atrair o mundo e a imprensa esportiva para o que pode ser considerado um primeiro teste para a cidade que realiza as Olimpíadas em 2016.

Ao fim dos Jogos Olímpicos de Londres, o próximo grande evento será a Copa 2014 no Brasil, quando o país atrairá toda a atenção da mídia internacional, iniciando o período de exposição intensa. A campanha publicitária e as ações de relações públicas deverão ser intensificadas. Em 2013, durante a realização da Copa das Confederações no Brasil, o turismo brasileiro poderá fazer um ensaio de relacionamento com a família esportiva, os convidados e patrocinadores, e também com a imprensa internacional. Esse será um momento importante para fazer ajustes e alinhamentos finais para o ano seguinte.

Como o Brasil também será sede das Olimpíadas, o momento de maior impacto de exposição de imagem do Brasil será entre 2012 e 2016, quando todas as ferramentas de promoção turística deverão estar em atuação plena.

Também nesse período, todos os temas relacionados à imagem do Brasil que são maiores do que o turismo deverão ser coordenados e voltados para uma estratégia única do país. Este esforço envolverá especialmente os setores de relações internacionais, exportações, cultura, turismo, esporte e atração de investimentos.

Os públicos para atenção especial na Copa

A partir de 2010, a elaboração e o fornecimento de conteúdo, imagens e informações sobre o turismo no Brasil estarão direcionados para públicos específicos. Com a aproximação da realização da Copa do Brasil, o atendimento a esses clientes será aprimorado e intensificado.

Os principais públicos internacionais para atenção do turismo são:

Torcedores que seguem seus times, farão turismo na própria cidade dos jogos e irão visitar lugares do Brasil segundo a classificação e intervalos entre jogos.

A imprensa esportiva e generalista credenciada e não credenciada.

As federações e times de futebol;

Os visitantes que estamos chamando de turistas da Copa.

Pela situação geográfica do Brasil no mundo, o turismo deverá ficar concentrado no próprio país, diferente do que ocorreu, por exemplo, na Copa Alemanha, quando o visitante poderia facilmente chegar a outros países europeus. para esses turistas, o produto principais a ser trabalhado deverá ser o "Brasil 21", roteiros formatados especialmente com as 12 cidades-sede dos jogos. No escopo dos turistas da Copa, destacam-se os públicos de incentivos e grupos especiais gerados a partir de iniciativas de empresas. Ainda neste âmbito, deve ser considerada a relação com os patrocinadores oficiais FIFA.

No planejamento da oferta de roteiros, é importante registrar que há um primeiro "término" da Copa do Mundo quinze dias depois de seu início, quando metade das seleções sai do campeonato. Nesse momento, restarão apenas um conjunto de torcedores que se deslocam para as outras cidades para assistir aos jogos entre os países classificados para a próxima fase da Copa. Aqueles cujas seleções forem eliminadas são o público potencial que deve ser trabalhado no pré e durante o evento, para incentivá-lo a conhecer o Brasil. Serão também trabalhados os públicos de países que irão passar com certeza à segunda fase, com o mesmo objetivo de fazer com que pelo menos 25% dos estrangeiros viajem pelo Brasil antes ou depois da Copa.

O marketing internacional das cidades-sede, organizado desde já e atualizado anualmente com a grade de produtos de cada estado, será o principal instrumento de trabalho envolvendo a EMBRATUR, os órgãos de turismo e a comunicação internacional. Serão trabalhados também os roteiros integrados para o mercado internacional de acordo com os destinos brasileiros, as definições de chaves dos jogos e as eliminatórias. Os roteiros poderão ser customizados por país, dependendo do nível de conhecimento do Brasil e, sobretudo, das nacionalidades e lugares de jogos de cada país.

O foco de atuação no exterior para o período da Copa será com a rede de vendas dos operadores oficiais da FIFA, no sentido de apoiar a comercialização dos produtos turísticos do Brasil e as possibilidades de roteiros que serão apresentadas.

Rio, cidade maravilhosa e olímpica

A cidade do Rio de Janeiro deverá ter especial atenção no período de grande exposição na mídia mundial e, especialmente, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014. Todos os acertos, desafios e temas relacionados à cidade terão grande atenção da imprensa mundial e, consequentemente, repercussão para o turismo brasileiro e, especialmente, para a realização dos Jogos Olímpicos.

Um tratamento especial da área de relações públicas deverá ser organizada, em parceria com a cidade e o estado, assim como a colocação em prática de um posicionamento de imagem de 2010 até 2016.

A partir de 2010, os estudos e pesquisas sobre as edições das olimpíadas em outros países irão trazer grande contribuição para que o Plano Aquarela 2020 incorpore em detalhes o papel do turismo no período de realização dos Jogos. Importante deixar registrada a certeza manifestada por todos os atores locais e nacionais do turismo e também dos gestores públicos e privados do Comitê Local dos Jogos Rio 2016 para a construção de uma experiência e um legado para todo o Brasil.

Essa determinação tem grande significado para a maximização dos resultados gerais dos Jogos e, sobretudo, para o aproveitamento das grandes oportunidades que o evento trará para o turismo.

Orientações gerais e esclarecimentos para 2020

Sobre o nome Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil: O plano denomina-se Plano Aquarela, pois a essência, a estratégia e o conteúdo da promoção internacional não mudam em relação ao que a EMBRATUR realiza desde 2004, quando o Plano foi concebido. Marketing turístico, pois o foco é o turismo e a imagem do país, e não o futebol ou os esportes olímpicos.

Sobre a agenda de ações: Será compartilhada com o calendário oficial da CBF / FIFA e do COI / COB. Os calendários FIFA e COI são os pontos de partida para a definição dos momentos e dos locais de atuação de promoção internacional do turismo e das decisões a tomar com esses parceiros.

A EMBRATUR terá um blog para compartilhar sua atuação de promoção internacional a partir do lançamento deste documento, assim como para atualizar a agenda de ações no exterior.

Anualmente, esse planejamento deverá ser monitoriado, revisado e atualizado para que todas as experiências e novos estudos possam ser utilizados para companhar resultados e definir novas etapas de trabalho.

2007

  • Escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol FIFA em 2014.

2008

  • Jogos Olímpicos e Para Olímpicos 2008, em Pequim / China.
  • O Adventure Travel Summit é realizado pela primeira vez fora da América do Norte, em São Paulo / SP;
  • O Brasil é eleito o melhor destino de Aventura para 2009 - Revista National Geographic;
  • Casa Brasil, em Pequim / China - Promoção dos destinos turísticos brasileiros em Pequim / China e suporte a promoção da candidatura do Brasil como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

2009

  • Anúncio das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol FIFA, no Brasil em 2014.
  • Decisão do COI: Rio de Janeiro sede dos Jogos Olímpicos e Para Olímpicos 2016.
  • Plano Aquarela - Início do processo de planejamento para revisão e atualização de diretrizes e metas.
  • Aprendizado com as melhores práticas - viagem à Alemanha (Copa do Mundo).
  • Aprendizado com as melhores práticas - viagem à África do Sul (Copa do Mundo).
  • Plano Aquarela - Fase de diagnóstico e pesquisas de opinião interna e dos turistas internacionais sobre o Brasil;
  • Realização de reuniões com instituições públicas e privadas do setor de turismo no Brasil.
  • Lançamento do Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil.

2010

  • Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver / Canadá.
  • Copa do Mundo de Futebol FIFA - África do Sul;
  • Programa de observadores FIFA na África do Sul;
  • O Brasil recebe a bola da África do Sul.
  • Viagem de aprendizado com as melhores práticas - Vancouver / Canadá.
  • As cidades sede recebem da EMBRATUR material promocional e informativo, com mensagem e identidade visual unificada, para promoção internacional;
  • Lançamento do site Brasil e 12 Cidades Sede;
  • Início da implantação do Programa Brasil Eventos ICCA e eventos esportivos; Início das ações de promoção da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014, na África do Sul, com o lançamento de campanha global do Brasil;
  • Eventos do Brasil na África do Sul e no mundo;
  • Viagem de aprendizado com as melhores práticas Copa do Mundo de Futebol FIFA - África do Sul.

2011

  • V Jogos Mundiais Militares Rio 2011 - Rio de Janeiro / Brasil.
  • Relatório de monitoramento das ações a de promoção internacional;
  • Preparação do Brasil e das 12 cidades sede para informar ao mundo as oportunidades da Copa do Mundo 2014 no Brasil.

2011 / 2012

  • O Brasil divide a atenção mundial com a cidade de Londres - período de exposição de imagem moderada.

2012

  • Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres;
  • Programa de observadores COI em Londres / Inglaterra;
  • Cerimônia de encerramento de Londres - O Brasil recebe a chama Olímpica;
  • Evento de chegada das bandeiras Olímpica e Paraolímpica - Rio de Janeiro;
  • Eurocopa (Ucrânia e Polônia) Viagem de aprendizado com as melhores práticas - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres;
  • O Brasil está no centro da atenção mundial - Intensificação das ações de promoção e da exposição do país no mundo;
  • Realização de ações promocionais em Londres.

2013

  • Copa das Confederações no Brasil - ensaio geral para a Copa 2014;
  • Final da classificação dos países para a Copa do Mundo de Futebol FIFA, Brasil 2014;
  • Grande exposição de mídia do Brasil no mundo; Definição das cidades sedes das seleções no Brasil.
  • intensificação das ações de promoção nos países classificados para a Copa 2014;
  • Oferta de roteiros e informações específicas sobre as cidades sedes e sobre outros destinos brasileiros para o trade, a imprensa e os turistas estrangeiros.

2014

  • Congresso Mundial da FIFA no Brasil;
  • Copa do Mundo de Futebol FIFA no Brasil;
  • Grande exposição de mídia do Brasil - Audiência acumulada: 28 bilhões de expectadores em todo o mundo.
  • O Brasil mostra ao mundo porque é Sensacional!
  • Intensificação das ações de Relações Públicas.

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso