Áreas do Conhecimento em Gestão de Projetos
No gerenciamento de projetos existem nove etapas que são seguidas de acordo com o tipo de projeto e os objetivos da organização. Cada etapa está definida de acordo com o Guia PMBOK.
Gerenciamento de integração do projeto
É nessa fase que serão definidos os processos e atividades para a execução dos grupos de processos de gerenciamento. Assim, as ações executadas aqui irão ser primordiais para a conclusão do projeto e é necessário administrar os recursos, os objetivos e alternativas que limitem o projeto, bem como, administrar a dependência entre as outras áreas. Veja as etapas que são realizadas:
» desenvolver o termo de abertura (documentação para a realização do projeto);
» planejamento do projeto;
» orientar e gerenciar a execução do projeto;
» monitorar e controlar;
» realizar o controle integrado de mudanças;
» encerrar o projeto ou a fase.
Gerenciamento do escopo do projeto
Essa fase é representada pelas etapas importantes para certificar que o projeto possui todas as atividades para sua elaboração. O escopo pode ser de um produto, na descrição das características e funções de um produto, resultado ou serviço. No escopo do projeto, as atividades necessária para a entrega do produto, serviço ou resultado devem estar com suas características e funções definidas. Assim, as etapas realizadas para o gerenciamento do escopo do projeto são:
» coletar requisitos;
» definir escopo;
» criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP);
» verificar o escopo;
» controlar o escopo.
Gerenciamento do tempo do projeto
Essa fase possui as etapas importantes para gerenciar o prazo de finalização do projeto. Cada processo citado abaixo irá interagir com os outros e na prática podem ser definidos aleatoriamente ou seguidos nessa ordem. As ferramentas e técnicas para a elaboração dos seguintes métodos são diferentes e há todo um trabalho de planejamento da equipe:
» definição de atividades;
» sequenciar as atividades;
» estimar os recursos das atividades;
» estimar a duração das atividades;
» criação de um cronograma;
» controle do cronograma.
Gerenciamento dos custos do projeto
Nessa fase são analisados as estimativas, orçamentos e controle dos custos do projeto para que ele esteja dentro do orçamento especificado. Para isso, deve haver um planejamento da equipe de gerenciamento para a execução do projeto, essa etapa é definida durante o ciclo de vida do projeto. Os métodos utilizados para o gerenciamento são:
» estimar os custos;
» determinar o orçamento;
» controlar os custos.
Gerenciamento da qualidade do projeto
Nessa fase são gerenciados os métodos e atividades da empresa que definem as políticas de qualidade, os objetivos e responsabilidades com o objetivo do projeto. Os métodos envolvidos são:
» planejar a qualidade (definição dos padrões de qualidade do produto ou projeto);
» realizar a garantia da qualidade;
» realizar o controle da qualidade.
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
Nessa etapa será gerenciado os métodos de organização e administração da equipe do projeto (pessoas com funções definidas para a realização do projeto). É essencial que o grupo participem como um gerador de opiniões, pois isso será importante durante o planejamento do projeto. Assim, a equipe do projeto (subgrupo da equipe de gerenciamento de projeto) é responsável por executar atividades de gestão e liderança. Os métodos utilizados para o gerenciamento são:
» desenvolver o plano de recursos humanos;
» mobilizar a equipe do projeto;
» trabalhar as competências da equipe do projeto;
» administrar a equipe.
Gerenciamento das comunicações do projeto
Etapa responsável pelo gerenciamento dos métodos que garantirão que as informações dos projetos sejam organizadas e distribuídas de maneira adequada. Os gerentes de projeto devem estabelecer uma comunicação eficaz com os membros da equipe e as outras pessoas interessadas no projeto. É preciso ter as habilidades necessárias para essa comunicação, além de entender os diferentes níveis de comunicação. Os métodos utilizados são:
» identificar as pessoas interessadas;
» planejar as comunicações;
» distribuir informações;
» gerenciar as expectativas das pessoas interessadas;
» coletar e repassar informações sobre desempenho.
Gerenciamento de riscos do projeto
Os riscos serão sempre futuros, pois é difícil prevê-los. Para que uma empresa possa ter sucesso nesse gerenciamento é preciso haver um foco no projeto e também conhecer os riscos que podem levá-lo ao insucesso. É necessário fazer o correto gerenciamento para que as outras etapas do projeto não sejam afetadas. No gerenciamento de riscos deve-se administrar os métodos que incluem o planejamento, identificação, análise, feedback e controle dos riscos do projeto. Ele tem por objetivo aumentar as chances de resultados positivos ao invés de negativos do projeto. Os métodos utilizados são:
» planejar o gerenciamento de riscos;
» identificar os riscos;
» realizar a análise qualitativa dos riscos;
» realizar a análise quantitativa dos riscos;
» planejar as respostas aos riscos;
» monitorar e controlar os riscos.
Gerenciamento de aquisições do projeto
Nesse gerenciamento são essenciais os métodos para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados de fora da organização para a realização do projeto pela equipe. São envolvidos os contratos entre comprador e fornecedor, assim a equipe do projeto deve assegurar que todas as aquisições atendem as necessidade específicas do projeto e ao mesmo tempo cumpram as políticas de aquisição da organização. Os métodos para gerenciamento das aquisições são:
» planejar as aquisições;
» realizar as aquisições;
» administrar as aquisições;
» encerrar as aquisições.