Pessoas Envolvidas no Projeto (stakeholders)
As pessoas envolvidas são todas as pessoas ou empresas que estejam participando do projeto ou aquelas cujos interesses são prejudicados pela execução ou término deste, seja por um aspecto positivo ou negativo. A equipe de gerenciamento é responsável por identificar essas pessoas, afim de conhecer as exigências e expectativas do projeto. Já o gerente de projetos será o responsável em lidar com as pessoas interessadas. As pessoas interessadas são:
Clientes/usuários internos ou externos
Aqueles que utilizam o produto, serviço ou resultado do projeto. Podem ser os fornecedores, profissionais, aqueles que usarão diretamente o produto ou serviço, etc.
Patrocinador
Responsável por garantir os recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto. Ele tem a função de encaminhar os assuntos que estão acima do nível do gerente de projetos para os superiores. Auxilia, também, em mudanças que aconteçam no projeto, bem como em seu desenvolvimento.
Gerentes de portfólios/comitê de análise de portfólios
São gerentes que farão a coordenação de um conjunto de programas ou projetos que possuem ou não uma correlação. Nos comitês participam, geralmente, os executivos da empresa que são responsáveis por analisar e escolher projetos.
Gerentes de Programas
São gerentes que fazem uma administração coordenada do projeto, ao contrário do gerenciamento individual. A função deles é dar o auxílio e aconselhamento para os gerentes de projetos.
Escritório de Projetos
É o local ou a pessoa responsável por fazer o gerenciamento concentrado e corretamente coordenado dos projetos. Ele pode ter a função de dar apoio ao gerenciamento ou fazer o próprio gerenciamento do projeto. Ele será uma parte interessada caso houver uma função de autoridade indireta ou indiretamente do projeto.
Gerentes de Projetos
São aqueles que trabalham na busca dos objetivos do projeto. Deve ter Competências Gerenciais e entender como funciona não só o projeto como um todo, mas a organização.
Equipe de Projeto
São um grupo de pessoas com conhecimento e habilidades específicas e diferentes que farão parte da equipe de gerenciamento (alguns membros não estarão diretamente envolvidos no projeto) e, também, o gerente de projetos.
Gerentes Funcionais
São pessoas importantes com papel gerencial dentro da empresa, na área administrativa ou funcional (recursos Humanos, finanças, contabilidade, etc.). Eles possuem sua própria equipe para gerenciar as tarefas, podendo auxiliar em assuntos relacionados ao projeto.
Gerentes de Operações
São gerentes cuja área de atuação é essencial para a organização, como design, fabricação, pesquisa, etc. Eles estão diretamente relacionados com a parte operacional da produção dos produtos e serviços da empresa. Nos projetos eles poderão cuidar de todas as documentações e registros, etc.
Fornecedores/Parceiros Comerciais
São organizações fora da empresa que disponibilizam produtos ou serviços necessários ao projeto. Podem ser vendedores, empresas contratadas ou mesmo fornecedores. Já os parceiros comerciais fazem uma parceria especial com a empresa do projeto.
As partes interessadas variam de funções e posições ao longo do projeto, assim existem, na escala de importância aqueles que possuem mais autoridades ou responsabilidades. Elas podem ocasionar em prejuízos para o alcance dos resultados do projeto, quando não são identificadas. É preciso, portanto, verificar todas as partes negativas e positivas de um projeto para que seja feito um correto gerenciamento.
Gerente de Projetos
É o gestor que fará a administração para que possam ser cumpridos os objetivos do projeto. Sua função é diferente dos outros tipos de gerente em uma empresa e vai depender da estrutura da organização. Um gerente de projetos, pode trabalhar com o gerente de portfólios ou gerentes de programas na busca de não só atender os objetivos do projeto, mas de toda empresa. Será ele o responsável por garantir o sucesso do projeto. Para ter sucesso em um gerenciamento de projetos é preciso atingir tais objetivos como:
» atingir o prazo do projeto;
» atingir o orçamento estipulado;
» atingir o nível de qualidade;
» ter aceitação do cliente;
» gerenciar as mudanças que ocorrem fora do escopo do projeto;
» respeitar a cultura organizacional.
Competências para área de gestão de projetos
Uma pessoa que gerencia projetos deve ter conhecimentos do conjunto de práticas e ferramentas utilizadas em um projeto e também de administração como um todo. Deve ter conhecimento da área em que o projeto será aplicado, bem como os padrões e regras da organização e também saber interpretar o ambiente empresarial e possuir competências gerenciais.
Outro ponto importante para o gerente são o conjunto de conhecimentos para administração do projeto, pois existem técnicas e procedimentos que devem ser seguidos para a eficácia do projeto. Assim, esse padrão é limitado aos projetos individuais e aqueles mais comuns, mas no caso de algo mais específico sobre gerenciamento de portfólios e programas, o gerente deve ter mais conhecimento sobre o assunto.
O gerente também deve conhecer os fatores ambientais da empresa, tanto interno, quanto externo. Dependendo desses fatores, todo o projeto pode ser influenciado positiva ou negativamente. Eles podem ser:
» a cultura organizacional;
» regulamentação do governo ou das seções da empresa;
» infra-estrutura;
» administração de recursos humanos;
» situação do mercado;
» comunicação, etc.